12 outubro 2016

Presente no dia das das crianças

Um feriado dedicado a um olhar maravilhado para o mundo, uma celebração da inocência e abertura para o novo. uma ode às perguntas e questionamentos, tenham eles respostas ou não. A data que hoje é mais conhecida pelo dia das crianças do que por sua concepção original poderia nos instigar a uma observação mais atenta das lições que os mais novos têm a nos oferecer. E ainda sobre o nosso papel nesta troca: o que estamos "ensinando", o que estamos priorizando, dizendo que é importante ou essencial todos os dias com nossas escolhas e atitudes. 



Fantasio também que, em vez de presente no dia das crianças, poderíamos nos propor a estar mais presentes no dia a dia das crianças, com a mesma presença inteira e sem reservas que elas nos dedicam. Poderíamos destinar esta data a sermos guiados por elas, despidos de preconceitos e de respostas, apenas absorvendo a enormidade do mundo em êxtase, sem os julgamentos e defesas que a nossa caminhada nos forçou a desenvolver. Ou quem sabe pudéssemos comemorar reverenciando a nossa própria criança interior; acalentá-la e mimá-la com o presente do nosso acolhimento e aceitação, resgatar seus interesses e dores, dizer a ela que vai ficar tudo bem. 

Uma data comemorativa é sempre uma oportunidade de reflexão, que pode ser tão profunda quanto escolhermos. A roda que gira o mundo vai nos empurrar para a superfície sempre, mas a decisão da direção a seguir é uma escolha individual. 

Feliz dia das crianças!  


7 comentários:

  1. Olá, querida, Rosa Paula,

    Eu acho que a infância (o ser criança) é tipo uma dádiva, um presente que a natureza dá ao ser humano, para que pelo menos uma das fases da vida dele seja realmente boa! Falo em termos gerais, claro, já que tudo na vida depende de vários fatores.
    Penso que a felicidade infantil está muito relacionada à inocência, à abertura para a vida (que, entre outras coisas, favorece demais a conquista de novos amigos, etc. rsrs).
    São de fato essas coisas que celebramos no dia da criança. E é verdade também que nenhum presente é tão bom quanto uma presença afetuosa e interessada. O seu texto resultou muito bom, parabéns!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula,

    Belo texto, em especial da parte de se guiada por elas, seria muito bom olhar o mundo sem os filtros acumulados na nossa caminhada, voltar a inocência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai Rosa...você sempre com reflexões simples e profundas. Coisas que deveriam ser óbvias, mas não são...e adormecem dentro de nós.

    Acho que é isso aí, presenciar, viver e sentir a integralidade que eles já nos oferecem.
    :**

    ResponderExcluir
  4. Um excelente texto, como todos os outros teus.Como seria fantástico se pudéssemos viver a vida inteira com este olhar inocente. Que a nossa criança interior nunca morra.beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Um excelente texto, como todos os outros teus.Como seria fantástico se pudéssemos viver a vida inteira com este olhar inocente. Que a nossa criança interior nunca morra.beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Rosa,

    Aqui em casa, em TODAS as datas comemorativas, sempre procuramos incentivar mais as experiências do que presentes materiais. Saímos juntos, fazemos programas, preparamos alguma coisa especial para o homenageado.

    Sou mãe há 9 anos e acho que isso tem tido um efeito maravilhoso no meu filho, nas coisas que ele realmente valoriza. Ele ganhou uma lembrancinha de Dia das Crianças e também um jantar especial. Mas disse que o que mais gostou foram os cupons que inventamos. Ele tem vários deles para recortar e usar em casa, com coisas como "Vale um passeio a sua escolha" e "Vale uma Sessão Cinema" (que nós fazemos aqui com um monte de guloseimas que ele gosta.

    No fim, ele ganha carinho e atenção, que é o que a criançada mais precisa!

    ResponderExcluir
  7. Realmente estar mais presentes para as crianças seria um bom presente para elas - e para nós também :)

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...