19 julho 2013

Sexta delícia - reflexões para o fim de semana

Sexta-feira, vocês sabem e não me canso de repetir, é o meu dia! Mas esta sexta chegou com um pouco de melancolia, pois ela demarca o último fim de semana de uma temporada de quarenta dias na cidade que aprendi a amar e que se revela cada dia mais doce, mais iluminada, mais sonora e mais linda! Lisboa virou minha segunda casa e me dói deixar a rotina que criei aqui. Aquela rotina boa de cidade pequena, em que o jornaleiro já sabe o que você vai pedir, em que os vizinhos se cumprimentam na calçada. E aquela rotina boa de cidade grande com óperas gratuitas no centro da cidade, restaurantes com serviço impecável e comida dos deuses, filmes do mundo inteiro... Enfim, é hora de partir! 


Mas, antes de fazer as malas, me deparei com dois textos lindos, bons para refletir durante o fim de semana e para guardar e relembrar de vez em quando (ou de vez em sempre). Ambos me tocaram porque, em poucas palavras e cada um ao seu estilo, nos fazem lembrar de coisas preciosas que por vezes ficam guardadas naqueles lugares sagrados de nós mesmos que poucos ganham o direito de acessar, mas que talvez... talvez devessem estar aí, à mostra, para todo mundo olhar!


No primeiro texto, Beatriz Bernardes, do blog Moro em um Kinder Ovo, nos faz aquela velha pergunta: o que você vai ser quando crescer?



"Gosto da propaganda na qual a mãe pergunta: o que você quer ser quando crescer? E as crianças respondem, inocentemente, quero ser amigólogo, abraçoterapeuta, mecânico de coração...

Não tenho lembrança do que escolhi quando criança. Sem angústias, a vida encontrou os seus meios e indicou os meus caminhos.

Hoje, se você perguntar eu vou responder: quero ser contadora de estrelas. Olhar os céus, espera-las surgir a cada noite, reconhece-las e acolher. Queria reuni-las, uma juntinha da outra, em um lindo ramalhete e que elas iluminassem os meus sonhos. Traria para junto de mim amores que perdi e que hoje brilham no firmamento.

Mas como acredito que sempre estou em processo de crescimento e amadurecimento, confesso que amanhã ou depois de amanhã eu posso mudar de ideia. Faça o que fizer, a probabilidade da minha escolha dar certo é de 50% e por isto sempre vale a pena acreditar, arriscar e tentar outra vez.

E você, o que quer ser quando crescer?"


Já minha amiga Ana Virgínia, psicóloga de forno e fogão, nos brinda com suas Drágeas Psicológicas quase diariamente. Drágeas de alegria, drágeas de cuidado, drágeas de reflexão. E ela hoje nos lembra: 


E que nada seja mais forte que a vontade de expandir e de amar. Que uma união jamais cerceie a criatividade. Que ninguém promova a cegueira de uma outra pessoa impedindo-a de perceber a beleza além do vínculo. Ampliar a capacidade amorosa, desvendar novos mundos e explorar novos universos podem sim, guardar uma relação direta com a fidelidade e com a lealdade. Amizade não é traição. Casamento não é contrato de exclusividade. Conhecer pessoas não é promiscuidade. Rapaz, "deixa a menina sambar em paz" e ela estará para sempre ao seu lado. Moça, permita-se e descubra o que há em você além da força e status que seu companheiro lhe proporciona. Assim, conhecerão a verdadeira diferença entre uma relação afetuosa e uma dependência emocional.



Ana Virgínia Almeida Queiroz




Lembretes, apenas lembretes para uma vida mais feliz! 


Bom fim de semana! Até a volta!


Fotos: Le Paquet

9 comentários:

  1. Obrigado pelo carinho. Já dei uma olhada rápida pelos outros textos e quero ler mais sobre esta sua estadia em Lisboa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula,lindos textos que dão o que pensar e lindas palavras sobre Lisboa,que é a minha cidade e que eu adoro,entre outras,pelas razões que citou acima.
    Não tinha percebido que estava aqui,pois senão teria lhe lançado uma sugestão:que reparasse nos papeis de embrulho das pastelarias portuguesas.Pastelarias comuns mesmo,dessas onde se toma uma bica com um queque.Têm desenhos antiquados com dizeres arcaicos como "esmerado serviço de pastelaria",e fazem presentes bem originais. Bjs e bom regresso a casa!

    ResponderExcluir
  3. Rosa Paula, vc ia ou foi para Brasília? Tô enrolada, então.
    Vc está em Portugal e vai para onde, desculpe perguntar.Mas é só para me situar.
    Bom, não lembro de mamãe ou papai ter feito essa pergunta, para mim ou para meus irmãos. Nem fiz para meus filhos.
    Mas acho que eles esperavam muito de mim porque achavam que eu era inteligente. Então gente inteligente tinha que ser muita coisa. Mas eu não era inteligente. Eu era esforçada, disciplinada, estudiosa. Eles confundiam.
    E eu fui estudar medicina porque achei que era um jeito de ajudar. Eu achava que era bom ajudar.
    Depois, com tristeza, fui vendo que vc só ajuda a quem quer ser ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Lindos textos!
    Adoro Lisboa e tenho saudades, mas vou passar por lá em breve :)
    Boa viagem!
    (Quando crescer quero voltar a ser criança :) na espontaneidade e facilidade de ver a coisas)

    ResponderExcluir
  5. Linda! Saudades de vc SEMPRE! Te amo, minha amiga e vc e sua família estão sempre em minhas orações... Lara Iglezias

    ResponderExcluir
  6. lindas imagens e o post também, muito bacana! Adorei! Virei aqui mais vezes!
    Obrigado pela visita no Hot Ticket's! Bjos

    http://hotticket.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Que lindo!
    Belas reflexões para o final de semana!
    Gostei do mecânico de coração, abraçoterapeuta... Acho que tenho especialidade nessa área rsrs, adoro abraçar bem apertado. Contador de estrelas... lindo!!!

    Abração esmagador e uma semana maravilhosa.

    ResponderExcluir
  8. Amei suas dicas e reflexões!
    Amei matar a saudade do teu blog...o tempo tá curto mas sempre que posso eu venho conferir tuas novidades.
    Tem post novo lá no meu blog...tá acompanhando o meu desafio "40 dias para demonstrar amor"? Tem post com fotos da primeira semana!
    www.asosmamaenadia.com
    Beijos!

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...