20 setembro 2013

TGIF - amizade entre mulheres

Certa vez, a seguinte cena apareceu em um seriado que retratava a vida de quatro amigas casadas e com filhos: a única dentre elas que ainda tinha filhos pequenos está exausta com tantos afazeres, com o comportamento terrível das crianças (que são motivo de reclamação dos vizinhos) e por não conseguir dormir. Em um momento de total desespero e descontrole, ela entrega os quatro filhos nas mãos de uma vizinha e sai andando sozinha pelo bairro, até encontrar um campinho vazio, onde se senta e começa a chorar. As amigas, informadas de seu estado pela tal vizinha, a encontram. Ela começa a falar que é uma péssima mãe; que todo mundo dá conta de tudo, mas ela não; que se sente culpada por seu desejo de voltar a trabalhar em vez de estar com os filhos, etc. As amigas então começam a exemplificar tudo que passaram, o quanto choraram quando seus filhos eram pequenos e quantas vezes se sentiram exatamente como ela! Ela então pergunta: por que vocês nunca me contaram isso antes?


A amizade entre mulheres tem essas características peculiares: compartilhamos grandes segredos, mas muitas vezes escondemos aquilo que faz derrubar o mito da mulher maravilha. Aqueles pequenos (ou grandes) percalços que a sociedade definiu que era nosso papel lidar (e lidar bem) e que acabamos aceitando de fato como nossos sem questionar. Seis meses de casamento? Tem que estar em lua-de-mel! Não venha me dizer que você descobriu que seu marido é super bagunceiro e que vocês brigam todo dia pela toalha molhada em cima da cama ou pela roupa suja largada exatamente AO LADO do cesto de roupa suja. Acabou de ter filhos? Deve estar no paraíso com esse anjinho que chegou na sua vida! Não acredito que ele não dorme a noite inteira e você não está se sentindo radiante mesmo sem tempo para tomar um banho de cinco minutos!



Compartilhar, compartilhar! Neste simples gesto reside a força da amizade entre as mulheres! Compartilhar o que é bonito, o que é mágico, o que é interessante, mas também o que é triste, o que é duro, o que é difícil. A identificação que esta atitude proporciona nos traz a convicção de que estamos todas no mesmo barco, a certeza que podemos contar umas com as outras e a confiança na nossa capacidade de enfrentamento e superação!


Celebre e compartilhe com as mulheres da sua vida!



Fotos: Pinteres e Tumblr (não consegui identificar a fonte original




9 comentários:

  1. Olá Rosa.
    Adorei o seu post. Falou de uma grande realidade. Não podemos so falar do que é bonito também é importante falar das dificuldades e o que fazemos para ultrapassar, isso pode ser uma grande ajuda para quem está passando por algo semelhante.
    beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo! Gostei de ler!! Bom fim e semana! Manuela.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Rosa Paula! falar, falar, falar.Sobre tudo o que nos pesa e nos incomoda. Ainda esta manhã,falei uma coisa que estava omitindo.Não escondendo, mas omitindo, evitando. A reação do outro lado foi tão boa, e eu estou tão leve... Bjs bom fds!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que gostoso ler este post...é verdade...devemos compartilhar problemas e dividir nossas angústias, tristeza, enfim...por pra fora o que nos oprime!!!!

    Beijocas querida e bom fim de semana!!!
    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Rosa Paula, eita conjunto de nome bonito. Acho que já disse isso.
    Eu gosto muito de conversar mas não suporto vida dos outros.
    Nem quero que saibam da minha.
    Não compartilhei muito, esses assuntos. Ou, não compartilhei, nada.
    Mas observei muito.

    ResponderExcluir
  6. Rosa Paula. Que belo texto e com uma grande verdade, partilhar os bons e os maus momentos da nossa vida. Para mim isso é que é a verdadeira amizade. Sempre respeitando as vontades do outro. Beijinhos. Evelyne.

    ResponderExcluir
  7. Que bacana!
    Tenha uma ótima semana!
    E que a primavera aí no Brasil traga muitas alegrias na sua vida!
    Beijos!

    www.mamaenadia.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa,
    Eu me dou melhor com mulheres (nem preciso dizer, meu blog é exclusivamente feminino) e sempre penso em compartilhar o meu dia a dia, mas depois acho minhas vivências tão "lugar-comum", que acabo deixando de lado. Acho que nós estamos precisando mais de vivências do dia a dia e não de viagens ou roupas caras.
    Que a sua primavera seja repleta de cores e perfumes.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...