06 janeiro 2014

2014? Presente!


Olá e feliz ano novo!
Pensei muito sobre o que eu gostaria de escrever neste primeiro post do ano, sobre o que eu gostaria de desejar a você e a mim em 2014, esta tela em branco, este caderno novinho com cheiro de mato após a primeira chuva depois de uma longa seca… A inspiração veio a partir de uma cena do filme A vida secreta de Walter Mitty. No filme, um famoso fotógrafo profissional viaja até o Himalaia para fotografar um leopardo raro. Ele adverte seu amigo de que é preciso ficar bem quieto ou o animal não aparecerá, pois “a beleza não gosta de atenção”. No momento em que finalmente aparece, o fotógrafo fica extasiado, contemplando aquela raridade. Seu amigo pergunta quando ele irá tirar a foto e ele responde que, às vezes, quando gosta muito do momento, não fotografa, pois não quer que a câmera interfira na vivência.  Assim, mergulha plenamente no momento até o animal partir. Ele está presente!


Estar presente tem sido o grande desafio dos nossos dias. Estamos sempre preocupados com o futuro ou com o passado, mas pouca atenção e consciência é dada ao que estamos vivendo agora. Por algum motivo, entramos em um modo semi-automático, inquietos pelo que há para fazer amanhã, semana que vem ou no próximo mês, mas temos dificuldade em ouvir aquilo que quem está sentado ao nosso lado nos diz neste momento. Lembramos de episódios da nossa infância e analisamos à exaustão o que fizeram de nós, mas nos esquecemos de olhar nosso pais hoje com a benevolência necessária para entender seus defeitos e limitações. Encontramos pessoas que amamos mas não permitimos que suas palavras nos alcancem além do “estou bem, obrigado!”


A inversão que se apresenta é interessante: o fotógrafo profissional deixa de tirar a foto para viver o momento, e nós tiramos a foto para registrar que o vivemos. Em qualquer reunião de amigos, jantares, encontros, há logo alguém sacando o celular para captar aquilo que está experenciando, sem perceber que, ao fazer isso, a experiência é transformada e por vezes até perdida! Por favor, não me entenda mal! É claro que gosto de fotografar momentos felizes, lugares interessantes, pessoas que amo! Eu não estou falando do gesto, mas do ato de estar presente, de permanecer no diálogo ou no silêncio, de enxergar e de sentir! Estou falando em estar conectado àquilo que nos acontece agora, e não perder este momento em troca de uma foto em uma rede social. Estou falando em escutar verdadeiramente o que está sendo dito, nos deixar tocar pelas palavras, observar que efeito elas têm sobre nós, e não apenas compartilhar frases bonitinhas e esquecer seu real significado ao clicar a próxima página. Estou falando em estar aberto para absorver o que a experiência nos propõe, seja ela doce ou amarga. Estou falando de vivenciar a nossa vida!

Em 2014, eu desejo estar presente! Desejo me alegrar com o aroma do café, não fazer nenhum trajeto no automático, deixar-me tocar pelas vozes amigas, vivenciar o que há para ser vivenciado com a intensidade que me é possível. E  para você, para quem  só desejo o melhor, eu desejo SUA presença na SUA vida!


2014? Presente!

16 comentários:

  1. É uma bela maneira de encarar o novo ano, realmente somos nós que fazemos o tempo voar pois andamos sempre mais à frente em vez de aproveitarmos cada momento. Eu tenho feito um esforço para contrariar isso e este ano vou-me esforçar ainda mais :)
    Agradecer o que temos enquanto trabalhamos para o que queremos...

    Bom Ano!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula Rosa,

    Uma linda mensagem para o começo de um novo ano, que seja também uma nova vivência.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Feliz Ano Novo!

    santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida que esse é o maior de todos os desafios:
    -Estar presente, focado, aqui e agora!
    Sou a Nina, portuguesa, sua nova seguidora, porque gostei do ar que se respira aqui.
    Se decidir me visitar, ficarei numa felicidade só!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Que bonita mensagem, Rosa Paula. Um ano repleto de bons acontecimentos. beijinhos,

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito! Que este seja um ano maravilhoso para si! Um abraço, Manuela

    ResponderExcluir
  7. Que palavras bonitas Rosa. Li mais de uma vez, e com certeza virei reler mais vezes. Eu, como disse no blog, não olho para trás nem planeio para a frente, mas será que estou presente? Vou ter mais atenção a isso.
    Não pude deixar de notar a sutileza do título do post : um trocadilho ( intencional ? ) com o foco do blog, presentes.
    Um bj, feliz retorno.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do seu post de hoje, Rosa! Que bom você de volta!
    Realmente tenho essa sensação às vezes... que parece que perdemos o melhor da "viagem", quando queremos registrar tudo o que acontece! Uma reflexão e tanto para esse ano.
    A gente precisa se policiar nisso.
    Olhe, hoje fiz uma postagem sobre o Le Paquet!!! :)
    Espero que goste.

    Abraço.
    Artista Plástica Izabel Pariz

    ResponderExcluir
  9. É pura verdade, Rosa, sensacional a forma como expressou. O presente pra mim é muito importante, tenho uma certa facilidade em não olhar pra trás, talvez para não carregar uma mala pesada pela estrada que sei que está a minha espera. O futuro chegará de qquer maneira, então definitivamente é o presente que conta, são os olhares e experiências que podemos desfrutar que vão gerar aquelas histórias das quais nos lembraremos. Tenha um excelente 2014, beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosa,
    Bom retorno e um excelente 2014... adorei o texto.
    Beijos e boa semana!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rosa Paula,

    Que bom "ver" você por aqui de novo, feliz 2014, que este seja um ano supimpa para você e os seus amados. Realmente precisamos aprender a estar presente e usufruir do momento, que´é tão passageiro, rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Que o seu 2014 seja plano, com muito amor e paz. Sempre presente.

    ResponderExcluir
  13. Que lindo Rosa Paula!
    Te desejo um ótimo ano, com muita paz e saúde.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que texto ótimo! Acho que foi o texto que eu queria ter lido no início do ano, mesmo! Estar presente. Viver o momento. Prestar atenção. Eu também quero!!!! Eu também desejo estar presente em todos os minutos da minha vida. Obrigada por traduzir o que eu, como você, desejamos. Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Que lindo o seu texto. Me fez lembrar as apresentações das crianças no colégio, resultado de tanto esforço delas e dos professores...e a quantidade incrível de pais vendo tudo através da lente da filmadora em vez de apreciar o momento.
    Que 2014 seja um ano maravilhoso para você e todas nós.
    Bjs
    Usha

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...