07 abril 2015

Para Roma com amor

Bom dia, gente querida! Espero que sua Páscoa e feriado tenham sido repletos de muita alegria por aí. Por aqui não teve tradição familiar, mas tradição não faltou, uma vez que fomos à Roma e esta é uma celebração vivida intensamente por lá.


Diz-se que em Roma não se planta uma flor sem que se descubra uma civilização, e é exatamente esta a sensação que temos. A cidade sob os olhos (ou mesmo sua parte invisível) é grandiosa e caótica, a representação perfeita da humanidade em seus grandes feitos e em suas grandes tragédias. Ali temos a beleza, a arte, a engenharia espetacular e imponente, pompa, luxo e glória. E também inveja, mesquinharia, sedução, traição, ambição desmedida, orgulho, todo e qualquer defeito absolutamente humano. Tudo ali à vista,  lembrando-nos onde podemos chegar como seres humanos para o bem e para o mal. 


Os grandes nomes e seus grandes feitos estão por todos os lados, mas o que realmente me fascina são as histórias anônimas, as pessoas que não entraram para os livros mas que também fizeram parte da história. Os dozes mil escravos que vieram do Egito para construir o Coliseu, os gladiadores que morreram nas arenas, os servos que cuidaram dos nobres senadores...Gosto de imaginar a vida das pessoas comuns há dois mil anos. Imaginar seus dilemas e suas paixões, seus trabalhos e  medos, seus anseios e dúvidas, e pensar como tudo mudou. E pensar como nada mudou!


Mas claro que não só de deslumbramento e reflexões se faz uma viagem, especialmente à Itália. Tem comida boa, tem museu, tem trânsito caótico, tem italiano cantado no ouvido, tem comida boa, tem religiosidade, tem semelhança com o Brasil, tem romance, tem gentileza, tem capuccino e, claro, tem comida boa! 





Tenha uma ótima semana!
Arrivederci!




5 comentários:

  1. Rosa,
    que viagem encantadora deve ter sido! Com muitas tradições romanas com certeza! E que foto linda essa primeira. Tem que ser revelada e colocada em um porta retrato!
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Belíssima viagem! Roma é uma daquelas cidades onde encontramos coisas que não se repetem em nenhum outro lugar. Tem personalidade própria, características que são só dela. A História sem dúvida é o que mais me encanta, pensar nas pessoas que já passaram por lá, nas coisas que já aconteceram naquele mesmo chão. Amo demais esse lugar, com suas qualidades e defeitos.

    Sobre minha loja, não tenho instagram. Aliás, sou bem atrasada em relação às redes sociais, o que acho que não trabalha muito a meu favor. Será que vale a pena? O pessoal acompanha?

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia... viajar é tudo de bom - ainda mais qdo temos oportunidade de conhecer lugares lindos e históricos. As fotos estão lindas!!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Já estive em Roma duas vezes, e de cada vez, é um banho de cultura! fotos lindas! bj

    ResponderExcluir
  5. Que descrição perfeita de Roma.
    O que estou falando? Nunca estive lá. Moro há poucos anos na Europa e temos ido todos os anos pra Itália, mas confesso que não colocamos Roma no GPS ainda porque acho que é muita cidade nada boa pra se viajar com crianças pequenas e todo ano tem que rolar praia no roteiro.
    Acho que vou empurrar pra uma outra oportunidade e apreciar tudo isso com calma e sem correr atrás de criança. Quem sabe com uma amiga ou com o maridão, como você fez.

    Sempre que visito um lugar fico pensando nos antepassados também. Em como sofreram ali e como construíram. E acho que os próximos vão fazer o mesmo.

    Beijo, Rosa!

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...