13 maio 2015

Mantenha contato

Quando se é criança, as amizades fluem tão fácil! Até perseguir uma formiga é motivo para se ganhar um amigo (foi assim que o melhor amigo do meu filho virou o melhor amigo do meu filho. Tocou a campainha da nossa casa porque a formiga que ele estava perseguindo tinha entrado lá). Literalmente qualquer coisa é motivo para se iniciar uma amizade que pode durar alguns dias ou muito anos. Na adolescência os amigos viram as pessoas mais importantes do mundo, mas logo aparece o grande vilão que vai destroná-los: o tempo. Crescemos e ter tempo para trabalho, estudo, companheiro, filhos não é tarefa simples. Os amigos, então, vão caindo de posição na lista de prioridades.


É preciso uma dose extra de esforço e talvez um pouquinho de fantasia e inocência para manter contato. Alguém precisa dar aquele primeiro passo de ligar, mandar uma mensagem, convidar para um papo que não seja virtual, um café além dos likes. Uma vez uma amiga disse acreditar que as pessoas fantasiam que ligaram para o outro, dizem que tentaram (e de fato acreditam nisso) e sentem como se já tivessem feito "a sua parte"; mas o fato é que o telefone não tocou e o outro não soube de nada. O procurar, a busca por contato ficou apenas na cabeça daquele que (não) o fez. 

Pessoalmente, tenho um grande apego às minhas amizades. Não gosto de sentir que deixei alguém pelo caminho, mas muitas vezes isso é inevitável perante o movimento da vida. E por causa dessa minha preocupação (para não dizer neurose) desenvolvi algumas estratégias para conseguir manter contato. Uma das minhas preferidas é o ritual de se escrever. Gostaria de dizer que troco cartas frequentes com várias amigas mas isso não é bem verdade. Bom, talvez sim. se considerarmos o email como uma carta. O fato é que tenho grupos de amigas e temos essa proposta de nos escrevermos uma vez por mês. É  compromisso com data marcada, do gênero pagar conta de luz ou telefone, tem que estar anotado na agenda ou no alarme do celular. Não pode esquecer! 


E é quase a mesma alegria que tinha quando recebia cartas das amigas pelo correio. Quero abrir o email correndo e devorar todas as notícias. Mudança de casa, de emprego, de marido... Carro que bateu, filho que cresceu, sonhos nascendo ou morrendo. Enfim, um pouquinho da vida de cada uma se desenrolando bem ali à minha frente! Para mim, um pouco de beleza no meu dia - mesmo quando as histórias são tristes - pois a cada vez que recebo essas notícias sou relembrada da preciosidade que é ter amizades verdadeiras que duram uma vida inteira. Bem clichê, eu sei, mas nem por isso menos real!

E você, me conta o que faz para manter contato com as pessoas queridas?






9 comentários:

  1. Olá Rosa Paula! É verdade, como é mais fácil fazer amigos na infância e adolescência. Como você disse, o tempo é grande facilitador. Tenho orgulho de manter amizades de 20 e poucos anos. Uma benção. Sinto-me frustrada em relação ao contato com uma grande amiga minha que mora literalmente "no meio do mato" e não conseguimos mais nos falar com a frequencia de antes devido ao péssimo sinal de celular. Linha de telefone fixo não chega lá e ela não acessa e-mails. Mesmo assim procuro visitá-la pelo menos uma vez por ano e tento telefonar, pelo menos para dar um oi antes da ligação cair. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  2. Moro na Holanda há 15 anos e confesso que tenho muita saudade da família, e também dos amigos que deixei no Brasil. Infelizmente perdi o contato com muitas pessoas queridas, amigos do trabalho. Rosa Paula, seu blog é lindo, delicado, amei;)
    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa,

    Distancia é algo que conheço bem, pode separar ou revelar amigos, gostaria de receber mais noticias e menos "curti" ou "like" nas minhas redes. Ótima opção a sua de escrever pelo menos uma vez por mês deve ser ótimo a sensação da espera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosa, tenho amigas desde os tempos do "infantil" ou seja há mais de 40 anos. Por vezes ficamos tempos sem nos vermos mas quando nos encontramos, a intimidade é tanta, que parece que nos vimos ontem. Mas adorei essa troca de emails periódica, uma "obrigação" gostosa que traz muitos frutos. Concordo com a Regina, a distância pode afastar mas tb pode aproximar, e como. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai Rosa Paula, eu já pensei tanto sobre este assunto. E acredito que quando as pessoas somem é porque não querem mais contato mesmo. Decepcionante, é, mas a gente tem que aceitar. Hoje eu não tenho mais uma amiga pra chamar pra sair, ir no cinema, ou fazer qualquer outra coisa assim, despretenciosa. Mas é a vida, a mulher quando tem filhos se dedica mesmo mais às crias, não delegam nada aos maridos pelos mais variados motivos. Eu não tenho filhos, também não sei como seria se os tivesse. Talvez eu também não tivesse mais o mesmo tempo que tenho hoje. Também percebo que ninguém mais cede. Se o filme que eu quero ver não é do interesse da pessoa, ela já me diz na cara que não vai! Hoje tá tudo muito "na ponta do lápis"...então as pessoas se isolam mesmo. Se cada um quer fazer só o que lhe interessa, então é uma pessoa que não precisa de companhia e eu percebo isso aqui demais. Fui sozinha no cinema uma vez...foi legal, foi, mas por um lado achei chato...cadê alguém pra gente comentar depois? E mesmo no Brasil, tem sempre aquela desculpa: ahhh estou com tantos problemas e parece que fica com aquela amargura, sabe? Do tipo: a sua vida é boa, não me venha com cobranças! Eu tenho que cuidar da minha vida! Enfim...as relações mudaram.

    ResponderExcluir
  6. É Rosa, tens razão! O movimento da vida faz com que nossos amigos preciosos sejam deixados de lado. Com alguns retomei contato, inclusive estamos trabalhando juntos, e isso é bom demais! Outros sinto uma falta danada, tem sido difícil conciliar agendas. E como é bom rever antigos amigos, mesmo quando nos contam tudo o ocorreu em suas vidas nesse tempo em que ficamos sem nos ver, a conversa flui de tal maneira que parece que não existiu tempo algum. Beijo e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  7. Rosa, tem toda a razão! Às vezes esquecemos de cultivar as amizades! Eu tento manter proximidade com as pessoas de quem gosto, e para isso, tento promover formas de estar com quem gosto, ainda que às vezes seja de facto dificil conciliar tudo... Agora, vou-lhe contar, que as minhas grandes amizades têm mais de 20 anos, e não ficaram perdidas no tempo... Gostei do seu texto!
    Uma boa semana, beijinho

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa,
    Eu, na verdade, sou uma péssima amiga...gosto de ficar em casa, com marido e filho e tenho pessoas especiais guardadas na memória e no coração, mas não entro muito em contato.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Já nem me lembro da última vez que recebi ou enviei uma carta. Saudades!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...