19 agosto 2015

Pare e respire #14 - as pontes de Meghalaya

Em um local remoto da Índia, um homem ensina sua sobrinha como cuidar das raízes de uma árvore. Uma árvore de raízes aéreas e características muito especiais que é usada como ponte há várias gerações por essa comunidade. O lugar é um dos mais úmidos do planeta e o aumento do nível de água durante o período de chuvas é tão grande que nenhuma ponte construída é capaz de suportar a força das águas. Mas a Ficus Elastica, uma espécie de figueira, não foi construída pelo homem. Ela é parte da natureza e os habitantes da região aprenderam a usá-la a seu favor, trabalhando durante até 15 anos para que ela se transforme no caminho que permite a esta comunidade permanecer em seu lugar. Uma vez concluídas, as pontes vivas podem durar cerca de 500 anos!



As pontes de Meghalaya fascinam pessoas do mundo inteiro como exemplo de sustentabilidade, de integração com a natureza, mas o mais interessante para mim são as belas lições humanas que se revelam a partir da transmissão deste saber através das gerações. Um adulto que inicia o trabalho em uma ponte talvez não a veja pronta e não usufrua dela, mas o senso de comunidade faz com que ele trabalhe diligentemente pelos que virão e ensine os mais novos. É um trabalho de amor e paciência, dois ensinamentos fundamentais para a nossa existência, que vão sendo construídos no cotidiano, sem grandes filosofias, apenas com a vivência do dia a dia. Por isso esta história é tão encantadora: ela nos mostra que os gestos mais simples podem se converter em valores imensuráveis, em uma força transformadora que se espalha muito além da ação inicial. As pontes de Meghalaya são belos caminhos em muitos sentidos além do literal.



Infelizmente, não encontrei o vídeo com legenda, mas as imagens já são bem interessantes mesmo para quem não fala inglês.





"Como seres humanos, dotados de uma inteligência maravilhosa e de potencial para desenvolver um coração bondoso, cada um de nós pode tornar-se uma força para o bem". Dalai Lama




Fotos: Rex Features









4 comentários:

  1. Que lindo, Rosa!

    Achei incrível e fiquei maravilhada!
    Com o vídeo podemos ter noção de muita coisa!

    Ahh...adoro frases de efeito também...as do Dalai Lama São as melhores ^-^
    :**

    ResponderExcluir
  2. Certamente, eu faria fotos desses galhos emaranhados.

    ResponderExcluir
  3. Esta estória é mesmo linda e edificante. As ações feitas - desinteressadamente - com o propósito de beneficiar pessoas no futuro são sempre inspiradoras, belo texto!

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! E fizeram como temos que fazer na vida: usar os recursos que estão ao nosso alcance, né?
    Bjs

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...