01 setembro 2015

La rentrée

Hoje as aulas recomeçam por aqui e a cidade retoma a rotina depois de dias mais calmos em que era até possível (milagre dos milagres) encontrar uma vaga na porta de casa! Começa-se a pensar em novas temperaturas e nas aspirações (e inspirações!) para este recomeço. É a rentrée, termo importado do francês que reúne um conjunto de acontecimentos como o retorno à cidade após às férias de verão, o começo das aulas, o início da temporada cultural com concertos e até lançamento de livros, tudo em um belo pacote enfeitado com as folhas do outono que já começa a nos espreitar. Um tempo de recomeçar, retomar, refletir. Eu gosto dessa oportunidade de repensar a vida, de se livrar do velho e já desnecessário no meio do ano. É quase como Ano Novo, todo mundo se voltando para novos projetos, dando novo fôlego aos antigos ou simplesmente se deixando observar todo esse movimento.


Pessoalmente, adoro contemplar a ansiedade e o brilho nos olhos das crianças para o início do ano escolar. Ainda me divirto comprando material, encapando livros, escolhendo mochila, estojo e revivendo a infância e adolescência na animação da filhota, que escolhe roupa de véspera como eu fazia e compra mil borrachas coloridas, como toda menina.  E tudo ainda tem um sabor mais especial este ano porque ontem eu estava trocando fraldas de um menino que hoje teve sua primeira aula na faculdade. Como foi que isso aconteceu, não me perguntem... ;)

Quer você esteja ou não passando pela rentrée, que setembro traga belos recomeços!






9 comentários:

  1. Oi Rosa,
    eu me lembro de minha volta às aulas qdo era criança e tb curtia muito qdo minha filha ia para a escola, aquela história de comprar materiais novos e encapar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rosa Paula,

    Os recomeços muitas vezes nos parecem até vida nova, o que não deixa de ser verdade quando se trata do ano letivo, né? rsrs. Aqui o início do ano letivo tem sido marcado pelas correrias para a compra de zilhões de materiais escolares. Mesmo assim, eu também curtia o entusiasmo de minhas filhas, que, como eu, sempre amaram os produtos de papelaria.


    Um beijo e bom setembro pra você!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa, para muita gente, setembro é o verdadeiro início de ano. Bem mais marcante do que o 1º de janeiro. Pessoalmente tenho sentimentos ambíguos: ao mesmo tempo que adoro Lisboa em agosto, deserta e quase só para mim, anseio por setembro, pois minha cabeça fervilha e preciso dar vazão ao que tenho dentro dela! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Adoro setembro talvez por isso mesmo, por ser uma altura de recomeços! Quanto à pergunta, quando souber a resposta, diga-me, pois eu também não percebo como o tempo voa tão rápido. :)

    ResponderExcluir
  5. Rosa Paula, eu sinto uma saudade bem longe dos meus filhos quando pequenos.
    Mas, de maneira geral, fujo de pensar nisso porque saudade doi demais e não remédio.

    Eu tenho PorCorn Time.
    Muito bom.
    Nem lembrei de assistir o inicio do filme, por ele. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. não conhecia o termo rentrée...já adorei e peguei pra mim.aqui no Brasil o calor está absurdo,passamos pelo inverno sem vê-lo...saudades das folhas secas começando a cair no chão em setembro...saudade do meu filho pequeno esperando o onibus escolar...hoje ele tem 1,95 de altura...posso imaginar como se sente vendo seu filho ir para faculdade,mas adorei ler o post,porque mesmo que a gente não viva esse rentrée aqui...vou viver dentro de mim.Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosa! Sabe, concordo consigo, Setembro funciona mesmo como um Ano Novo... Tempo de repensar as coisas!! Gostei do seu texto.
    Um abraço, Manuela

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa! Amei esse termo... rentrée. Não conhecia!
    Adorei saber que essa época do ano por aí é um momento de recomeço, estou nessa vibe também! 2015 teve tantos acontecimentos legais que desejo que o segundo semestre tenha o mesmo ritmo.
    O tempo voa, né... Deve ter sido emocionante ver o filho na faculdade, muito sucesso pra ele.
    Beijos, Thamyrez

    ResponderExcluir
  9. Ah, Rosa, setembro pra mim é um mês muito especial. Além de nos presentear por aqui com suas formas e cores, sempre recordo muito mais do meu pai, pois é o mês em que ele nasceu. Que nossos setembros sejam excelentes e sempre motivo de inspiração! Beijo

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...