28 outubro 2015

Festa da Literatura em Óbidos

Óbidos é uma cidadezinha medieval a cerca de uma hora de Lisboa com muita história para contar. A vila parece saída de um conto de fadas e nos transporta no tempo com sua singeleza e beleza pitoresca. A visita vale muito a pena em qualquer tempo, mas desta vez ela se tornou ainda mais especial por adicionar ao turismo tradicional uma boa dose de cultura, com direito a diversos autores brasileiros a participar do Folio, Festival Literário Internacional de Óbidos.


Para trazer o espírito literário para a cidade, diversas livrarias foram instaladas em lugares inusitados, como em mercados, galerias e até mesmo em uma igreja. O festival foi inspirado na Flip de Paraty e, segundo o jornal de maior circulação do país, quadruplicou os ganhos da pequena vila em relação a outros eventos já consagrados que acontecem todos os anos por lá. 


Nem a chuva fina e o friozinho que ela trouxe atrapalhou o público ávido por tietar celebridades como Luís Fernando Veríssimo que, no alto dos seus 79 anos, nos presenteou com a leitura de alguns textos seus e comentários espirituosos ao lado do comediante português Ricardo Araújo Pereira. Um deleite para qualquer brasileiro da minha geração, que cresceu lendo seus textos! Daqueles momentos que dão uma sensação boa por dentro e que você sabe, desde o primeiro instante, que é uma lembrança que vai ficar para a vida toda!


Para completar, o mesmo jornal destacou que o festival teve sabor brasileiro, com a presença, entre outros, de Luís Fernando Veríssimo, Ruy Castro, Nelson Motta, Gregório Duvivier, Moreno Veloso... estes dois últimos aplaudidos de pé em suas performances, o que, em Portugal, não é feito fácil. Já fui a diversas peças e shows por aqui de artistas consagrados e poucas vezes vi a plateia se levantar ao final.  

O domingo terminou com a alegria única de ver uma cidade ganhando ainda mais vida por haver tantas pessoas interessadas em literatura e boa música. Um deleite para os olhos, ouvidos e alma!



13 comentários:

  1. Rosa,
    Que encanto de cidade! Deve ter sido mesmo uma delícia de final de semana. Eu vi em uma reportagem que essa cidadezinha quer ser a Flip de Portugal. Tomara que dê certo mesmo, a cidade é linda. Cultura nunca é demais para uma cidade e sua população.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Rosa! Que lugar precioso! Amei!
    Quando viajar por essas bandas, darei uma passadinha nessa cidade linda e rica!
    Que deleite mesmo estar o o Veríssimo lendo seus textos!
    Inspirador!

    :*

    ResponderExcluir
  3. Nossa, pensei em Paraty na hora!
    E você foi! Li mesmo algo sobre o Duvivier, que privilégio, Rosa!
    Que magia capturada nesse fim de tarde. Deve ter sido muito proveitoso! ♥

    ResponderExcluir
  4. Que lugar delicioso... já está anotado na lista de desejos da próxima viagem. =)
    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Rosa, corri para conhecer teu blog depois de ter tua visita no meu Instagram. .. Amei! Amei tudo....Quando vi essa imagem a FLIP me veio logo à mente, e para minha alegria, estava certa! A cidade é encantadora, percebe- se o quanto deve ser acolhedora, linda demais. ...Venho te visitar mais vezes, adorei te conhecer, beijo e até breve!

    ResponderExcluir
  6. Rosa, corri para conhecer teu blog depois de ter tua visita no meu Instagram. .. Amei! Amei tudo....Quando vi essa imagem a FLIP me veio logo à mente, e para minha alegria, estava certa! A cidade é encantadora, percebe- se o quanto deve ser acolhedora, linda demais. ...Venho te visitar mais vezes, adorei te conhecer, beijo e até breve!

    ResponderExcluir
  7. Adorei ver o Festival Literário Internacional em Óbidos, obrigada por partilhar.
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rosa Paula,

    Este é o tipo de programa que eu curto, adorei o seu relato. Achei bem legal também que a inspiração para a criação do evento tenha sido o nosso festival de Paraty, rsrs. Nelson Motta ficou impressionado com o que viu aí, na cena política, e por isso escreveu um texto que bombou no FB.

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Deve ter sido mesmo giro! É uma ótima iniciativa, nunca fui a nenhuma do género :)

    ResponderExcluir
  10. Deve ser mesmo muito divertido e a ruazinha na imagem lembra Paraty.
    Bjs e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Olá Rosa, um passeio a Óbidos já é fora de série, podendo agregar um evento de literatura, melhor fica! Estou programando ir oportunamente a esta cidade, pois já há algum tempo que quero conhecer a livraria que fica instalada numa antiga igreja. Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Que lugar bonito, Rosa, e curiosamente lembra muito Paraty. Perfeito para um evento literário! Beijo

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...