14 outubro 2015

Ideias para receber


Por aqui é mês de aniversário dos filhotes (e, aparentemente, de metade dos meus amigos! Acho que tenho uma certa afinidade com librianos...) o que sempre resulta em um certo sumiço virtual. Outra constatação é que, passada a leva de comemorações, eu entro no clima de Natal! Sempre tive essa sensação, quando passa o aniversário deles, já chegam as festas de fim de ano. E já de olho nesta outra leva de celebrações, selecionei algumas ideias interessantes que tenho encontrado por aqui em alguns restaurantes mas que também podem fazer bonito em casa. Assim como a embalagem pode tornar um presente simples algo muito mais especial, uma bela apresentação pode tornar um simples café com bolo em um momento encantador. 




Mais do que o sabor, foi a apresentação deste mimo do chef no restaurante Bastardo que me deixou apaixonada. Além de ser uma forma super original de dispor entradinhas, ainda fazem referência à tradição portuguesa do azulejo. Amei!




Aliás, esse restaurante tem soluções muito criativas, como a cestinha de pão feita de peças de lego, o risoto servido em uma marmita e o jogo americano bem-humorado.




Outra ideia muito usada por aqui e que eu adoro são as placas de ardósia como base para quase tudo, de apresentações despojadas às mais sofisticadas. Aqui elas acomodam latinhas de sardinha recicladas que agora vêm com saladas de grão e de polvo. 




É curioso como muitas vezes a solução mais simples pode ser a mais criativa e simpática. Achei fofa a proposta de um restaurante de trazer o pão à mesa embrulhado no saquinho mais simples, como se tivesse acabado de chegar da padaria. Também vi essa ideia na feira de orgânicos e fiquei fascinada pelo visual da banca que já apresentava os produtos no tal saquinho. Imagino que daria para criar uma composição interessante para um churrasco ou almoço descontraído. 



Aqui em casa também tive uma ideia que sempre faz sucesso entre os amigos: usar uma caixa de vinho como tábua de frios. Disponho queijos, patês, geleias, castanhas e frutas aleatoriamente sobre a caixa previamente coberta com papel manteiga. Fica linda sobre a mesa e causa sempre uma ótima impressão. O bom é que depois basta jogar o papel fora! 

O interessante é que essa ideia surgiu logo que mudei para cá e ainda não tinha travessas suficientes para servir. O jeito foi apelar para a imaginação! A caixa funcionou tão bem que virou parte permanente dos "utensílios" de cozinha. 




E para não dizer que não falei dos doces das flores, segue um exemplo de apresentação de sobremesa. A ideia das taças já é velha conhecida, mas não custa relembrar, porque deixa o visual tão mais charmoso! Já usei também para servir salada de frutas com iogurte, o que trouxe uma outra graça para o café da manhã.




E você, também usa objetos inusitados para apresentar comida ou já viu algo diferente por aí? Compartilha comigo! Adoro ver novos olhares sobre o cotidiano!





18 comentários:

  1. Rosa,
    Amei a ideia do saco de pão, acho uma graça esses sacos de papel pardo. E linda essa ideia do azulejo como prato. Bem original mesmo. Ótimas dicas essas suas.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Quantas ideias boas Rosa...
    Às vezes a gente fica tão presa nos formatos tradicionais e compra acessórios caríssimos quando podemos fazer uma mesa linda com objetos que temos em casa ou qualquer coisa baratinha, né??
    Adorei!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Linda a ideia de usar azulejos! Inspiradora mesmo. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosa
    Acabei de chegar aqui no seu blog e estou encantada! Parabens!
    Adorei este post, quantas idéias ótimas.
    Adoramos receber amigos para um bom vinho e conversa e ja anotei umas ideias que curti bastante
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quanta coisa linda pra se inspirar e pôr na nossa vida, num jantar, ao receber os amigos.
    Amei a forma que você serviu as sementes e os frios. Ficou muito charmoso.
    O elegante pode ser sim barato, ele só precisa ser de bom gosto e de coração. ♥

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia dos azulejos e das caixas de vinho, vou copiar :)

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro essas soluções simples e charmosas!

    A do azulejo eu já tinha visto em um restaurante, mas agora penso em adotar em casa... talvez comprar alguns azulejos hidráulicos, ficaria um charme!

    Saco de pão é o máximo. Aliás, adoro papel kraft! Material super versátil. Gostei do jogo americano ("on this magic placemat calories don't count). Se eu fizer em casa vai ser um sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa,
    São dos meus posts preferidos estes de apreciar as ideias que vemos por aí e levá-las para casa! e felizmente parece que há uma tendência atual na restauração de servir com muita criatividade. Gostei demais da utilização de azulejos como base para as entradas. Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rosa Paula,

    Desculpe o atraso, querida, tenho tido dias muito corridos, especialmente agora que estou tentando ajudar a minha filha a montar (do zero!) a casinha dela, rsrs. Achei as idéias deste post lindas e realmente criativas (adoro isso! rsrs). As comidas apresentadas também me atiçaram as papilas gustativas, rsrs.
    Quanto ao meu post sobre o tempo, há muito mais a falar sobre isso, sem dúvida! Eu pensei em mencionar o filme Interestelar (do qual até já falei lá, num post publicado no dia de ação de graças, do ano passado, mas em outro contexto, rsrs).
    Porém, este é o tipo do tema que a gente (eu, pelo menos) tem de abordar por partes, porque os leitores podem achá-lo complexo, maçante ou que estamos sendo pedantes, rsrs. Mas é um assunto que me interessa muito, pois sempre atinge um ponto em que os eventos são tão inusitados, que parece até que se relacionam com mistérios espirituais, coisas milagrosas, rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Que belas ideias! Gostei muito do post :)
    Parabéns aos filhos :D

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito desse novo olhar, sempre resulta em produções ricas visualmente e demonstra grande carinho no momento de receber. Adorei a do azulejo! Há um tempinho namoro alguns azulejos, mas não comprei pois não tinha em mente nenhuma finalidade. Agora encontrei :)! Beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá Paula,
    Bela fotos e postagem sobre um tema tão atual, onde a criatividade jorra em profusão, adoro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. I love all these ideas, specially the one using tiles to serve appetizers - ah, if I had thought of that when I was in Portugal. I bought only 1 tile (remember?) and I wish I had bought many more :((

    Great idea to use the wine box Rosa, and you know I do believe that in the lack of 'things' around us our creativity flows more freely, and I think that's so great.

    ps.: reading your IG about Portugal makes me wish I go back there to visit all those places :))

    ResponderExcluir
  14. I love all these ideas, specially the one using tiles to serve appetizers - ah, if I had thought of that when I was in Portugal. I bought only 1 tile (remember?) and I wish I had bought many more :((

    Great idea to use the wine box Rosa, and you know I do believe that in the lack of 'things' around us our creativity flows more freely, and I think that's so great.

    ps.: reading your IG about Portugal makes me wish I go back there to visit all those places :))

    ResponderExcluir
  15. Oi Rosa!
    Aahhh que lugar lindo e aconchegante ^^
    amei a criatividade e a acolhida do chef!

    recentemente não tenho ido a lugar algum para recomendar, mas recomendo quando souber de algo ^^

    :**

    ResponderExcluir
  16. Cá estou , novamente, encantada com tuas idéias. ...A do saquinho de pão ja me é uma velha conhecida, uso esses sacos tanto para servir pães e etc, como embalagem de presente, bem decorada! E as caixas de vinho, amo! Uso como você, para servir , mas também coloquei algumas na minha cozinha, presas na parede, e as uso como porta condimentos, ficou um charme....Depois dê uma olhada no meu Instagram, dá pra se ter uma idéia. ...Beijinhos e boa noite!

    ResponderExcluir
  17. Cá estou , novamente, encantada com tuas idéias. ...A do saquinho de pão ja me é uma velha conhecida, uso esses sacos tanto para servir pães e etc, como embalagem de presente, bem decorada! E as caixas de vinho, amo! Uso como você, para servir , mas também coloquei algumas na minha cozinha, presas na parede, e as uso como porta condimentos, ficou um charme....Depois dê uma olhada no meu Instagram, dá pra se ter uma idéia. ...Beijinhos e boa noite!

    ResponderExcluir
  18. Cá estou , novamente, encantada com tuas idéias. ...A do saquinho de pão ja me é uma velha conhecida, uso esses sacos tanto para servir pães e etc, como embalagem de presente, bem decorada! E as caixas de vinho, amo! Uso como você, para servir , mas também coloquei algumas na minha cozinha, presas na parede, e as uso como porta condimentos, ficou um charme....Depois dê uma olhada no meu Instagram, dá pra se ter uma idéia. ...Beijinhos e boa noite!

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...