26 abril 2016

Paredes mágicas em Lisboa

Quando as pessoas pensam em Lisboa e em Portugal de modo geral surgem imagens de tradição, de castelos e muralhas, de arquitetura medieval ou renascentistas, mas, acredite, Lisboa é muito mais que isso! É uma cidade viva em que o novo e o antigo convivem, se complementam e se transformam. Uma das minhas atividades favoritas é simplesmente caminhar pela cidade e me deliciar com esse delírio visual.


 Por aqui há sempre iniciativas inusitadas, como das réplicas do Museu de Arte Antiga que foram distribuídas por muros da cidade. Essas abaixo, junto à famosa vaquinha da Cow Parade, formam um conjunto interessante. 



Há também uma estética muito em alta que promove o encontro da arte (muitas vezes em lugares antes abandonados) com a natureza. E por vezes fica a dúvida se esse encontro é fruto de trabalho ou é apenas a natureza em um movimento de (re)ocupação. Ou seja, às vezes é difícil distinguir se é arte ou abandono. Talvez seja melhor não tentar rotular e apenas apreciar!




Por onde quer que se ande há essa mistura entre o novo e o antigo, cores vibrantes ladeando azulejos tradicionais, novos murais por entre a arquitetura clássica pombalina ou projetos incríveis como os dos artistas Vhils e Pixel Pancho que incorporam a decadência do local (como paredes descascadas) ao conjunto de suas obras.   





A vida artística que pulsa nessa cidade me surpreende todos os dias. Se você ainda pensa que Lisboa é pura tradição, pense outra vez!

Tenha uma semana vibrante!
.












6 comentários:

  1. Oi Rosa!

    Aiii que maravilha!!
    Admito que me encantei com essa pintura do homem soprando o barquinho...e a foto com a porta amarela também!! Sou apaixonada por portas tradicionais e lindas assim!

    Vontade de conhecer eu tenho e muita! Quem sabe um dia!!
    :**

    ResponderExcluir
  2. Imagens lindas Rosa...
    Deu vontade de viajar!! =)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Muito diferente, de quando estive aí, em 98!
    Obrigada, Rosa, pelas lindas imagens!
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  4. Vibrante são essas paredes.
    Me atrasaria pra um compromisso se encontrasse uma dessas no caminho!
    Muito belo. Deveria existir mais, pois embeleza a cidade em pontos aparentemente abandonados pela 'modernidade' que o concreto e novas construções contínuas trazem e incentiva artistas a exporem seus trabalhos.
    Quero muito conferir isso em Lisboa um dia! ♥

    ResponderExcluir
  5. Não conheço bem Lisboa, mas vendo as fotos fiquei vontade! Que paredes mais lindas e artísticas :D

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosa Paula, gosto de visitar Lisboa através de vc, por ser um olhar diferente, de quem vem de fora e se encantou com a cidade. Também gosto muito de passear por Lisboa, de ser turista na minha própria cidade, uma cidade de contrastes onde a tradição e o alternativo conversam e convivem. Bj

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...