30 junho 2016

Retrosarias

Quem me conhece sabe que sou estrangeira no mundo das agulhas. Não costuro nada, não prego nem botão de camisa, mas sou absolutamente viciada em armarinhos. É, armarinhos, daqueles onde se compra botão, fitas, zíper... daqueles que estão quase em extinção, sabe? Pois é, adoro! Fico de olho em cada coisinha que pode virar um detalhe único num pacote de presente. E quando viajo, aí me perco mesmo! Fico louca com as fitas diferentes, com as cores, com tudo! E não confesso nem sob tortura quanto sou capaz de pagar por um metro de fita que eu tenha me apaixonado (ainda por cima em euro!)


Aqui em Portugal os armarinhos se chamam retrosarias. Retrosarias. Até o nome já parece antiguinho, coisa de outros tempos, não acham? As minhas favoritas são as mais tradicionais, sem modernidades, com miudezas espalhadas em caixas mil.  Gosto de perder-me entre tantas não-necessidades e no sorriso da senhorinha ao balcão, com suas explicações de quem conhece cada pedacinho daquele reino encantado.

Cruzar aquelas portas da rua Conceição é como transportar-me a um mundo à parte onde o tempo corria diferente e a gente procurava o botão especial para o vestido de linho. Gosto das caixas de botões empilhadas, das fitas, das rendas. Me apaixono até pelo que não uso como os dedais e tesouras. Acho que gosto mesmo é dessa aura vintage, que soa como um refúgio para o relógio apressado que corre lá fora.




11 comentários:

  1. Rosa,
    Amo esses locais também. Acabo comprando coisas que nunca irei usar. Adoro lojas cheias de linhas, botões, trecos de armarinho. Fico me segurando para não comprar...rsrsr... Entendo bem você!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa,

    Amo estas lojinhas antigas, pricipalmente o nome, em especial as retrosarias ou têxtil, outro dia visitei uma em Arraiolos, bem no estilo vintage, eu e marido ficamos muito tempo conversando com o proprietário, que depois de se aposentar foi tomar conta da loja que era do pai, contou tudo sobre os belos móveis e muito mais, adorei, só saímos porque os amigos estavam esperando para o almoço.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Rosa, querida!


    Ah... então temos algo em comum. Também eu não costuro nadinha e tenho verdadeira admiração pelas amigas que tem esse dom. Para mim são mãos mágicas. Um botão ainda costuro, mas não gosto de fazê-lo. E, assim como você, gosto dessas lojinhas impregnadas de botões coloridos e mil coisas miúdas. ( Retrosarias - amei esta palavra! ) Gosto de tecidos também... e fico com ímpetos de comprá-los. Mas o que eu faria com eles? Lembrei agora de minha mãe que costurava os nossos vestidos para os dias da semana. Eram muito simples, com estampas de flores, retinhos, sem muitos detalhes.

    Rosa, amiga! Lindo post - como sempre!
    Tenha um final de semana muito feliz!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o nome 'armarinhos', por acaso! São lojinhas muito interessantes, realmente têm uma aura agradável e diferente :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa; minha avó que morava em Fortaleza, quando vinha a Lisboa, perdia-se na rua da Conceição, que ela chamava de "Rua dos retroseiros". Confesso que é também um dos meus passeios preferidos. Dá-me vontade de olhar e mexer em tudo. Sou apaixonada pelas caixas com os botões pregados na frente. Acho que fazem uma parede (ou melhor, uma estante) linda e gostaria de as ter em casa! bj, boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, o mundo onde é possível viajar com a imaginação entre tesouras, agulhas, fitas e rendas...o mundo encantado de tanta delicadeza...impossível não se encantar!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosa,
    Tb sou apaixonada por armarinhos e tenho uma coleção de fitas consideráveis 9um dia ainda vou usá-las). Mas acho que gosto mesmo é de miudezas, pois além dos armarinhos sou também apaixonada por lojas de cosméticos e papelarias.
    Bjs
    gosto-disto

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa!!! Sim querida, você tem a aura vintage e linda! Tudo para você traz leveza e admiro tanto! Quando for para Lisboa, o meu sonho é ter você e Val como guias! <3 Duas mulheres maravilhosas! <3

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Rosa, eu amo tudo que é lojinha que vende essas coisas. Trabalho om artes manuais, então o amor aumenta mesmo. Mas a minha maior perdição são as lojas de tecidos, posso passar um dia inteiro dentro de uma delas só admirando as milhares de estampas!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ❤
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
  10. Rosa,
    uma vez me candidatei pra trabalhar numa "retrosaria" =) aqui e não consegui a vaga por causa dos horários que não batiam, tal. Ali é um mundo encantado.
    Ia ser o emprego dos meus sonhos, estar ali, lidar com aquilo tudo...Fiquei meio triste por não ter conseguido.
    Hoje sei o nome das fitas e tudo mais em alemão do que em português e levei até umas costuras minhas pra convencer do meu conhecimento sobre o assunto! Hahaha.
    Eu me acabo (e acabo com o dinheiro da minha carteira) nessas lojinhas.
    A última vez foi com a minha mãe. Confesso que aqui na Alemanha compro mais pela internet, pela variedade e conforto, mas nada como ver, pegar, se apaixonar pelos itens de uma "retrosaria"... Amei o nome! =)

    ResponderExcluir
  11. Como me identifiquei com esse post, Rosa! Sou a fanática do armarinhos ( agora vou usar retrosaria, soa mil vezes melhor :) ), é impossível não sair de um com ao menos uma sacolinha cheia de supérfluos lindos que um dia encantarão alguma coisa. Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...