12 setembro 2016

Como receber bem à moda canadense

Uma coisa que eu sempre gostei na nossa cultura brasileira é que os encontros acontecem muito em torno da uma boa mesa. O afeto e cuidado com o outro, para nós, parece estar intrinsecamente relacionado com comida e fartura. Uma mesa repleta de pessoas e delícias sempre aqueceu meu coração e por um tempo eu acreditei que esta era a "melhor" (e até mesmo a única) maneira de receber bem. Mas, ao conhecer outras culturas, descobri também outras formas de lidar com essa relação afeto x comida.


Aqui em Lisboa tenho uma amiga canadense (do lado francês, não sei se isso tem alguma influência) e sempre que ela me convida para sua casa fico fascinada com seu modo particular de receber. Logo ao chegar percebe-se o carinho e cuidado de quem apronta a mesa pensando no outro. Peças delicadas compõem um visual aconchegante. Mas o que me encanta mesmo é a pegada minimalista. Esse modo de dispor poucos itens à mesa, de compor com a comida como se ela fizesse parte da decoração. Num dia, fatias de torta de amêndoa e frutas da estação. No outro, mini-bolo de mel e maracujás. Tudo leve, suave e afetuoso. Mais que suficiente para uma tarde inteira de boa conversa. 




Ali percebo que o afeto está presente, que a fartura está presente tanto quanto nas nossas mesas repletas, mas de um jeito completamente novo para mim, que eu não tenho palavras ainda para ilustrar, mas que definitivamente pode ser sentido. Me pego a refletir sobre o significado de tudo isso, do muito, do pouco, do farto, do afeto. 


O que me cativa são essas novas perspectivas - mesmo sobre coisas tão simples - que nos impulsionam a desapegar das nossas certezas e enxergar as mesmas coisas por uma ótica diferenciada. E sigo fascinada pela diversidade de possibilidades de interpretar o mundo e as relações. 

Uma semana de muita fartura para você!








 

11 comentários:

  1. Oi Rosa,
    Não sabia deste minimalismo dos canadenses na hora de receber, mas achei a ideia interessante. A nossa fartura acaba gerando desperdício.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa Paula,cá na Bélgica é igual.
    Meu sentimento em receber era igual o seu.Acho que agente sai da Tropicalia e a Tropicalia n sai de nós.Hoje quando recebo ,seja para um café ou para um almoço, tento n exagerar na quantidade e foco na decor da mesa.Penso que é uma maneira carinhosa de receber.beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa Paula,cá na Bélgica é igual.
    Meu sentimento em receber era igual o seu.Acho que agente sai da Tropicalia e a Tropicalia n sai de nós.Hoje quando recebo ,seja para um café ou para um almoço, tento n exagerar na quantidade e foco na decor da mesa.Penso que é uma maneira carinhosa de receber.beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Essas fotos estão lindas! Não sabia que este era o estilo canadense!

    Por aqui as coisas variam... às vezes muita fartura, mas outras, quando quero um ar mais elegante, sigo mais o estilo da sua amiga. Gosto dos dois, depende muito da situação!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh Rosa...sinto-me acolhida nessa residência só de ver essas fotos. Acho que receber pessoas em nossa casa é uma arte. E essa moça prepara a casa dela com todo e muito esmero. Achei lindo, carinhoso e cativante.

    Assim eu aprendo a iluminar a minha futura casa para minhas futuras visitas!

    :**

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosa,

    Verdade que para nossa cultura o muito é o bom e o que acolhe, mas uma mesa simples e com pouca coisa também esta cheia de carinho e atenção que é o que realmente acolhe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Rosa, quanta coisa linda e ao mesmo tempo tão simples! realmente, existe muito amor e afeto em receber!O sentimento de acolhimento é visível nas suas fotos.
    Beijinhos doces!
    DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa, sou muito sensível a uma mesa bonita, seja ela simples ou exagerada. Sei que sou over quando coloco a mesa, mas talvez seja para disfarçar meu lado zero na cozinha. Encho o olho dos convidados com a decoração na esperança que eles não reparem na frugalidade da comida!
    A mesa da sua amiga canadense está singela e bonita, mas já tem um cunho muito português na toalha de Viana! Viva a diversidade! beijos!

    ResponderExcluir
  9. As frutas dão um ar de carinho por oferecer saúde e algo atípico ao se receber alguém já que sempre preparamos bolo, biscoitos, tortas pra receber né?
    Parece que há um cuidado especial! ♥
    Amo esse simples e delicado. Interessante saber como outras culturas recebem convidados. =)

    ResponderExcluir
  10. O contacto com outras culturas e tradições, ainda que em coisas 'singelas' como receber as pessoas, enriquece-nos muito. Tu pareces estar sempre particularmente atenta a estas coisas, o que, imagino eu, contribui para a fantástica postura que tens perante a vida!

    ResponderExcluir
  11. Muito bonita a mesa, Rosa, sem dúvida detalhes de afeto e carinho. Acho que acima do "muito" ou do "pouco" mora a forma, o jeito, o gesto, e é isso que importa. Beijo

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...