18 outubro 2016

O que vi por aí - cafés lisboetas

Uma coisa que faz parte da cultura europeia e que eu amo de paixão são os cafés. Aqui em Lisboa, a maioria dos novos espaços tende para dois estilos: ou são extremamente minimalistas ou são uma miscelânea bem pensada de diversas épocas e gêneros. Os que mais me atraem são os que exibem essas combinações "descombinadas", que podem ser fruto da necessidade de se criar um espaço interessante com o que está acessível em feiras e brechós (normalmente os cafés pertencem a jovens empreendedores sem muito capital disponível), mas por outro lado, resultam numa atmosfera única e irrepetível para cada lugar ao mesmo tempo em que formam um conjunto que refletem a cara da cidade, uma Lisboa vibrante que nos remete o tempo todo ao antigo e ao moderno. Aliás, uma cidade que transforma incessantemente o antigo em moderno de uma maneira muito particular. 



Esta característica de se reinventar a partir do que já existe é muito própria de Lisboa, algo que eu não percebia antes de me mudar para cá. Mas hoje vejo os próprios lisboetas surpresos com as mudanças constantes da cidade que também agrada tanto os turistas que lotam esses espaços (não sem a constante reclamação dos moradores rs).






Em meio a tradição, Lisboa se reconstitui e me inspira todos os dias. Os cafés são apenas uma pequena face desta cidade que adoro descobrir e compartilhar. Percebo como esse apelo visual me faz abrir os olhos para possibilidades estéticas que antes eu nem considerava e que de alguma maneira me influenciam não apenas em termos de decoração, mas no meu senso estético geral. Estes cafés acabam alimentando bem mais do que o estômago!






Para alguns pode até parecer estranho - e alguns realmente são - mas admiro a ousadia e criatividade acima de tudo, além das delícias que descubro depois de degustar com os olhos ;)

Tenha uma semana de deliciosas descobertas! 







13 comentários:

  1. Olá, Rosa
    O ue mais me encantou em Lisboa, foi realmente ver isto que você me fala o antigo com o novo, o design , o olhar diferenciado. Amei muito todos os aqui mostrados. Obrgada por compartilhar estas lindezas.

    Beijos e bom início de semana!
    DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa,

    Amei a postagem e as fotos. A criatividade dos novos empreendedores aqui em Portugal é surpreendente, adoro este jeito de criar o novo usando o velho, da ousadia, de manter uma linha com a tradição e o passado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa,
    Amo cafés e não sabia que os lisboetas são tão charmosos!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betty os lisboetas melhor os portugueses quando querem fazer bem fazem e charme não nos falta. Há um já da velha guarda que foi restaurado faz uns anos mas tem uns frescos no tecto e paredes que adoro, ainda para mais era o local que minha mãe elegia quando me convidava para um lanche, é a Versalhes na Av. da República o atendimento é muito bom bem como tudo o resto, quanto a estas novas versões é só passear pelos lugares mais emblemáticos de Lisboa e lá naquele cantinho mais escondido aparece um charme e os terraços estão todos uma delicia. Beijos menina aqui de Lisboa a Júlia Albuquerque

      Excluir
  4. Que locais lindos! Amei. São coloridos, dá vontade mesmo de entrar e degustar vários cafés nesses lugares agradáveis. Amo cores. E aquela vista??? Amei!!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Sabe, Rosa, eu sou apaixonada pelos climas dos cafés europeus. E jamais estive em um! Mas vejo nos filmes e sinto aquela atmosfera e meu sonho era abrir uma cafeteria. Não sei se ainda tenho vontade...mas quem sabe um dia.
    Me inspiraria em ambientes como esses da sua postagem. Acho delicioso!
    :*

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rosa Paula,

    Os cafés europeus são mesmo lendários, já que foram locais de trabalho de muitos escritores, rsrs. Os que você mostrou são muito interessantes!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  7. Adorei Rosa... tudo diferente e até exótico, mas são muito inspiradores. Cada vez mais com vontade de conhecer Lisboa. =)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  8. Ai que delicia, um café mais lindo que o outro, mas confesso que esse com os doces expostos me encantou demais, talvez pelo estilo bem fofo dele rs. amei conhecer seu blog, uma ótima noite. beijos, tety
    hellootwenty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ai que lindo, Rosa!
    Chega a ser libertador. Até porque, onde já se viu, 4 lustres um do lado do outro?=D
    Quantos flagrantes charmosos de criatividade e tão aconchegantes.
    Adorável! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosa, adoro este tipo de post em que deixamos nossos olhos passearem por aí. Também me encanto com a criatividade ilimitada em cafés e restaurantes e para mim é muitíssimo inspirador. Vc conhece o restaurante Pharmácia? fica no museu da farmácia em Santa Catarina e é uma graça! Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosa,
    me desculpe por estar invadindo o seu espaço, mas preciso fazer um pedido para você...
    Estou na final do Prêmio Malu Super-Mulher e preciso da sua ajuda. Posso contar com você?

    PRECISO DA SUA AJUDA

    ResponderExcluir
  12. Realmente o resultado fica muito artístico, até por causa do próprio contexto :)

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...