02 agosto 2013

TGIF - zona de conforto

Ao chegar em casa após 40 dias, algumas providências eram necessárias e uma das primeiras era ir ao supermercado. E lá estava eu às 6 da manhã (bem disposta por estar funcionando num fuso horário de 4 horas a mais), entrando no estacionamento mais que conhecido, fazendo o meu processo naturalmente, começando pelas frutas e verduras, seguindo o caminho que costumo fazer.  E aquele ato banal de fazer compras para a casa foi me dando uma sensação prazerosa, uma certa alegria, uma sensação de conforto. Parando para analisar esse sentimento (a psicóloga em mim não morre jamais!) percebi que a tradução de tudo isto era que eu estava de volta à minha zona de conforto! E como era bom saber onde tudo está, que caminho seguir, não ter que me questionar para nada! Como tudo fica mais fácil, mais simples!



E isto me fez refletir sobre o porquê mudar é tão difícil. O conhecido, o familiar, o “normal” (se é que isso existe) nos trazem calma, confiança, relaxamento. A mudança, seja ela qual for, exige a saída desse estado de serenidade, exige colocar o pé fora dessa zona de conforto e daí... bom, daí vem o medo, a insegurança, a indecisão. Mas também vem o novo, a descoberta, o aprendizado, o encantamento!

Ter uma zona de conforto é bom! Melhor que ela seja grande e nos permita vivenciar grandes experiências. Melhor ainda se vez por outra nos arriscamos longe dela e descobrimos um novo mundo! Quem sabe esse novo mundo não se mostra tão interessante e nos deixe tão (inevitável me repetir) confortáveis que passe a integrar nosso dia a dia também?



Que tal você ensaiar hoje colocar um pé, ou apenas um dedinho ultrapassando essa linha imaginária que nos faz sentir tão seguros? Quer dia melhor que sexta-feira para arriscar algo novo?

E por falar em sexta-feira, uma nota: a coluna de sexta passa a se chamar TGIF (Thank God it’s Friday - para quem não está familiarizado com a expressão americana), simplesmente porque não conheço nenhuma expressão em português que traduza tão bem meu sentimento em relação a este dia!

Bom fim de semana! Na segunda você me conta o que andou aprontando fora da sua zona de conforto!


Beijos

Fotos de muros pintados em Alto Paraíso de Goiás. 




Siga com Bloglovin ou no Instagram

8 comentários:

  1. Puxa, Rosa Paula, quase não consigo descobrir onde estava a janela de comentários.
    Minha Zona de Conforto é certamente, minha casa.
    É onde me sinto menos insegura nessa cidade violenta.
    E não tenho predileção por dias da semana.
    Gosto de todos os dias.
    O que me trás muita alegria é acordar. E acordar inteira.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre fiz um esforço para sair da minha zona de conforto e acho que é muito importante para evoluirmos. Faz-nos crescer! Excelente dica para o fim de semana, vou pensar em alguma coisa onde possa arriscar e evoluir qualquer coisinha ;)
    Bom fim‑de‑semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa,
    As mudanças são sempre difíceis pois atacam essa zona de conforto.
    Eu gosto de arriscar, isso torna os objetivos mais interessantes .
    Claro que temos a nossa zona de conforto, o refúgio, mas arriscar faz parte.
    Nem que seja nas coisas do dia a dia, buscando aprender.
    Conheço a sigla por conta do restaurante, conhece?
    bjs,ótimo finde!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosa!e bem vinda a casa novamente!
    De vez em quando continuo sem conseguir comentar,é que por vezes não me aparece a janela.Geralmente só consigo quando alguém já comentou antes,como é o caso agora...enfim era um à parte.
    Sobre o post:ADORO a minha zona de conforto,que eu traduzo por rotina.E nas 3 cidades que mais frequento (Lisboa,Fortaleza,Bruxelas) tenho minhas rotinas já definidas,quase rituais.E adoro a sexta,justamente porque já sei o que vou fazer no sábado e no domingo. Se me chamam para algo diferente,torço o nariz,sou chata até!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa Paula,
    Ouvi falar de um estudo sobre os hábitos, até quero fazer um post sobre isso,
    diz que quando uma coisa se torna hábito, o cérebro economiza energia e tudo fica mais fácil,
    essa é a nossa zona de conforto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A licença maternidade não deixa de ser uma completa sexta feira! E quanto a zona de conforto é uma das minhas maiores dificuldades nessa vida, mesmo sabendo que as mudanças podem ser muito positivas!

    ResponderExcluir
  7. Hoje, eu vivo na zona de conforto. I believe! Pois, saí do meu país ( Brasil ) e vim morar num país onde realmente as coisas funcionam. Já me arrisquei muito!!! Atualmente , quero mais curtir essa zona de conforto!!!!
    Amei passar por aqui!! Voltarei mais vezes!!

    ResponderExcluir
  8. Ola Rosa tudo bem?

    Eu acredito sempre que sair de nossa zona de conforto so traz vantagens, mesmo que no inicio aquele friozinho na barriga tente nos convencer do contrario.

    ps.: eu concordo que muitas vezes as expressoes inglesas dizem tudo em poucas palavras, mas me incomoda saber que no Brasil de hoje, um pais onde o indice de analfabetismo e vergonhosamente alto, as pessoas estao usando palavras e expressoes em ingles, e muitas vezes empregando mal, o que nao e o seu caso. Mas pq nao 'Ate que enfim e sexta-feira' no lugar de 'Thank God it's Friday' - just some food for thought.

    ps.: Me desculpe o portugues mal escrito mas estou no trabalho e o computador daqui nao reconhece acentos ortograficos.

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...