29 novembro 2013

TGIF* - presente com amor e parcimônia

Bom dia, sexta-feira!
Meu dia preferido da semana inaugura oficialmente a temporada de presentes, uma vez que dezembro começa neste fim de semana. Nos últimos dias já se nota um movimento mais intenso pelas ruas e pelas lojas. Presentear é a palavra de ordem e, embora muitas vezes represente um gesto de carinho, traz também uma carga quase obrigatória durante esta época do ano. 

Não sei exatamente como, mas é incrível a facilidade com que passamos de um gesto de amor para uma corrida frenética em que vemos pessoas gastando mais do que podem para comprar o brinquedo da moda que vai estar largado no fundo do armário em duas semanas, filas quilométricas para se comprar algo que não se gosta para alguém que gostamos menos ainda, estresse com o estacionamento, com a senhorinha que pede trinta informações para a vendedora que você está aguardando, com o preço do peru...
Enfim, a verdade é que dezembro tem se tornado um mês bem estressante para a maioria das pessoas. E se você, assim como eu, não tem a intenção de se isolar do mundo e fingir que nada está acontecendo, nem pretende aderir a um manifesto radical do tipo "Natal é apenas uma data comercial para fazer quem tem dinheiro ganhar mais dinheiro" então a saída é uma só: programe-se! Quebre o hábito de todo bom brasileiro e antecipe tudo! Quando temos tempo, conseguimos explorar possibilidades não pensadas para um evento em família, uma confraternização com os amigos ou até o presente do chefe. Podemos escapar um pouquinho dos shoppings e recorrer aos pequenos comerciantes, aos artesãos que buscam um lugar ao sol, aos produtores locais, e encontrar originalidade e elegância em lugares inesperados. Esse cuidado e intenção ficará evidente no presente e para quem irá recebê-lo. Assim podemos criar uma cadeia que ressignifica o ato de presentear, retornando às origens do gesto. Sem exageros, sem gastos estratosféricos, sem estresse, com foco apenas na atitude que simboliza seu afeto em relação a alguém. Simples assim! Será que conseguimos?


*Thank God It's Friday!

10 comentários:

  1. Eis um grande desafio! Estive conversando exatamente sobre isso com a minha mãe por esses dias, sobre aproveitar o final de ano pra estar perto da família e tentar viver isso com o mínimo de stress possível, sem esquecer o real significado da data.
    Vamos tentar!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu sou das que deixa tudo para a ultima...mesmo assim adoro comprar presentes :)

    ResponderExcluir
  3. Para mim, Natal é só troca de presentes, Rosa Paula.
    Se bem que eu vivo presenteando, o ano todo.

    ResponderExcluir
  4. Rosa,
    Gostei do seu recado, não deixemos mesmo tudo para a última hora. Tenho mania disso, ou melhor acabo levando com a barriga essas compras e quando vejo já está na hora do Natal! Afff... Programar é o que tenho mesmo que fazer!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa Paula,
    Não gosto de nada que é obrigação, principalmente no Natal.
    Acho que presentear por presentear é que cria essa correria, tumulto em shoppings e nas ruas.
    Detesto shoppings lotados, pessoas carregadas de sacolas nos atropelando e o ato de comprar simplesmente por comprar!
    Presentear tem que ser com carinho, simples assim mesmo.
    Como a minha família é bem pequena, fico sempre longe dessa correria.
    Gosto de ver tudo antecipado.
    Só quando invento fazer algo é que fica para última hora, claro rs
    Hoje mostrei - depois de um século rs - os mimos que você me deu!
    bjs
    Ótimo finde!

    ResponderExcluir
  6. Olá rosa Paula,
    Sou uma pessoa muito avessa a obrigações, e hoje em dia não entro mais nessas correrias desenfreadas do Natal. A Família do meu marido , de alguns anos a esta parte institui que presentes seriam apenas para os mais jovens, ou seja netos e bisnetos. E sabe que me senti muito bem com isso? antigamente recebia um bando de tralha, comprada de última hora e que não tinha nada a ver comigo. Agora não recebo nada, e acho o máximo! O Natal não é a minha festa preferida, muito por conta da confusão. Prefiro oferecer a todos eles uma bonita decoração em casa, um jantar ou lanche diferente. Sei que apreciam mais. Um bj grande.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim, Natal começa em dezembro, não compro antes para não antecipar o estresse, que é inevitável.
    Eu ainda compro semanas e não dias antes os presentes, só das crianças.
    Não acho que seja tão necessário presentear adulto, e meu marido concorda comigo.
    Ver a carinha deles abrindo o presente e observando a árvore iluminada mexe mais comigo do que ganhar algo.
    E ainda cozinhamos, assamos, preparamos as comidinhas, né amiga?
    Compro antes pra me estressar apenas com o jantar. Mas acho inevitável.
    O DIY me tirou do shopping, foi transformador, acho que ele iluminou minha em muitas coisas, mas no Natal com certeza, ficou mais 'evitável'. :)

    Beijos e valeu pelo recado, Rosa.
    Você foi a única que vi que se lembrou disso.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu post e como ficamos nesse período que se torna estressante..devemos olhar dezembro e nos comportar com outra ótica.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  9. Gostei do que escreveu!! Julgo que o essencial do Natal são a famiíia e os amigos... Presentes só para as crianças, e para os adultos um ou outro miminho feito em casa! Uma boa semana! Manuela

    ResponderExcluir
  10. Olá Rosa Paula,

    Gosto de celebrações, na verdade gosto de reuniões com a família e amigos, e claro o natal é a preferida. Quando eu era pequena minha família se reunia para ficar esperando a missa do galo, o grande evento da noite. Como a família é grande era festa na certa, mas não tinha presentes só muita brincadeira e diversão. Continuo reunindo a família e os amigos, mas não existe a obrigação de presente, claro que os pequenos sempre ganham, mas fica nisso. Para os adultos procuro fazer algo artesanal, ou comidinhas, que providencio com bastante antecedência, nada de correria. A agitação desta época é cansativa e evito o máximo lugares lotados.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...