26 fevereiro 2014

A tal felicidade

Há alguns anos decidi, ser feliz. Assim, de caso pensado mesmo. Porque, acredite você ou não, felicidade é decisão. Não é jogo do contente, é decisão mesmo, é incorporar um valor e acreditar nele. Isto é válido a partir do momento que temos o mínimo para a sobrevivência, porque convenhamos - é impossível ser feliz passando fome, frio ou sofrendo violência cotidianamente, seja ela física ou psicológica. Então, quem não passa por nada disso, teoricamente, já pode decidir ser feliz. Mesmo com filho doente, mesmo com conta atrasada, mesmo com discussões diárias sobre a toalha molhada em cima da cama. Porque coisas assim podem nos deixar tristes em maior ou menor grau, mas a decisão de ser infeliz por causa disso é única e exclusivamente nossa. Mas aí vem um probleminha básico: não foi essa a história que nos contaram. 



O que nos contaram foi que a felicidade é uma busca, o fim último para a vida, que exige sacrifícios, e que ela, se bate à porta, é uma única vez na vida, então não perca sua chance. Mas quem a alcança ficará deitado em berço esplêndido com um sorriso escancarado por cada minuto do resto da sua vida. É esse esplendor máximo, esse caminhar nas nuvens constante, que passamos a existência buscando.



E, para isso, não basta ter um teto sobre a cabeça, é preciso que esse teto seja digno de sair em revistas de decoração. Não basta ter um trabalho em que você seja reconhecido por sua competência e que supra substancialmente suas necessidades financeiras, você tem que amar cada minuto e cada aspecto do que faz, sob pena de ser um pobre diabo que (desgraça das desgraças), trabalha porque precisa, e não para ser feliz. E aí, não basta ter dinheiro para viajar com a família nas férias para a casa da sogra na praia. Ser feliz mesmo é viajar para o exterior a cada seis meses, ter carro do ano e matricular o filho na escola bilíngue. Não basta ter um corpo saudável, felicidade só é possível quando possuímos na vida real o corpo que as “celebridades” só conseguem às custas de muito photoshop. Menos suficiente ainda é ter um companheiro que te ame e te respeite; se após 20 anos juntos, você não sente borboletas no estômago cada vez que olha para ele, esqueça, você está muito longe da tal felicidade e precisa recomeçar a busca.

O pior é que nós compramos essa história e, depois, não imaginamos o problema que é para fazer a devolução. E haja terapia, e haja remédio para depressão, e haja cobrança pela perfeição. Um longo e duro processo até entender que felicidade não está em algum lugar outro que não nós mesmos. E também que felicidade não bate à porta, ela é a porta. Está ali o tempo todo. Cada um decide se usufrui ou não.




Foto: Pretty Handy Girl

11 comentários:

  1. Adorei o texto. Também acho que a felicidade está dentro de nós. E que podemos sim feliz com o que temos e o que nos falta. Basta querer. Pois felicidade eterna não existe, o que podemos ter é saber sermos felizes com o que temos e lutar para ter mais.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto Rosa... =)
    Beijos e boa quarta!!

    ResponderExcluir
  3. Brilhante Rosa, adorei!
    E também decidi ser feliz :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rosa, adorei o que escreveu. A gente tem que manter os olhos abertos e estar prontos para aceitá-la. E treinar, muito...Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa,
    Eu sou uma pessoa medianamente feliz, mas acho difícil resolver ser feliz e ser. Acho que felicidade envolve mais do que uma simples resolução.
    Adorei o texto, me fez pensar.
    Bjs e um ótimo meio de semana para vc.

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Rosa.
    Eu aprendi isso há pouco tempo e ainda preciso ficar batendo na mesma tecla pra aceitar quando esqueço.
    Seus textos são maravilhosos, regeneram a gente. Ainda acho que só entende mesmo quem já pegou isso no ar na vida. Pra quem já caiu a ficha. Tenho essa impressão porque já ouvi isso de diversas formas e sempre saiu do ouvido do outro lado que entrou. E depois de umas porradinhas na vida, eu fico feliz por ler esse texto lindo e concordar com você.

    Ser feliz tá na nossa cara, mesmo. Só depende de nós, de nós querermos.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosa, acho que entendi o que pretendeu dizer com este belo texto. Não é questão de resolver ser feliz, e pronto, logo fica-se feliz. Não. Mas é preciso procurar essa felicidade nas coisas reais e palpáveis. No pouco, no pequeno, naquilo que temos. Nunca sonhar com o que é grande, com o que vemos nas revistas e achar que aquilo é ser feliz. Portanto, nesse aspeto, sim, vc tem razão: a felicidade começa em nós, é uma procura longa, e penso que quanto mais velhos, mais compreendemos onde ela se encontra. bj grande.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa
    Lindo texto.
    Acho que aprendemos com o tempo.
    As vezes é tão simples encontrar, em outras fazemos questão de complicar.
    Quando resolvemos fazer grandes mudanças na vida, enxergamos rapidamente onde está a felicidade, é resgatada em pequenas coisas, que não estão nas revistas, na moda, nos passeios...
    Escreveu muito bem!
    bjs
    Ótimo feriadão!

    ResponderExcluir
  9. Querida Rosa! Você estava inspiradíssima quando escreveu tudo isso! E escreveu tão acertadamente (pra mim) que não tenha nada que eu não concorde e não tenha nada que eu não pense. É exatamente assim que acontece com todos... Fiquei muito feliz de ler tudo isso, pois me vem o alivio de não pesar certas coisas em minha vida.

    Ex. que você deu do filho doente. Meu pai doente desde abril do ano passado, trouxe grandes transtornos, dificuldades, apreensões, tensões, tristeza nem se fala e muitas revelações e insatisfações com a vida, pois nossa felicidade parecia estar direcionada exclusivamente aos altos e baixos dele que acontece até hoje. Meu irmão desnorteou e passava todo esse sofrimento, além da conta, pra gente. Eu morando longe e sofrendo por isso. Ele morando perto e sofrendo por ver tudo de perto...

    Mas essa tristeza que trazia pra minha família, estava fazendo mal a todos. Decidi ir parando e ainda estou nesse processo. Vi, com a ajuda de alguns, que não tinha culpa por certas coisas e por mais que ficasse triste isso não traria a saúde do meu pai de volta e mais, teria que ficar feliz pra passar alegria a ele e me inspirar também na força e alegria da minha mãezinha....No Bolhinhas de Sabão para Maria escrevo quinzenalmente sobre as "Pequenas Felicidades" da vida.. lá exponho pequenos acontecimentos que são sim, motivos de alegria pra gente, seja a volta mais uma vez do meu pai para casa, seja um desenho lindo que ganhei da minha filha...

    Você está certa Rosa (nome da minha mãezinha)... Não precisamos ser modelos, ou ter o emprego do ano, ou o carro mais confortável para ser feliz... Essa felicidade toda está dentro da gente... É por isso que tanta gente tem "tudo" e não se sente feliz, pois a deles, obviamente deveria vir com o material e como não vem, são infelizes..

    Desculpe a falação..rs seu texto me inspirou tanto a ser feliz com o que tenho.. e vou passá-lo a uma amiga que "sofre" de infelicidade por peso dos outros.. AMEI! Parabéns...vou citá-la qualquer hora no Bolhinhas! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Que lindo texto! Acredito que a felicidade esteja dentro de nós, e nas coisas simples da vida! Já conheci muita gente podre de rica, tinha tudo o que queria, mas era infeliz! E já conheci gente pobre, mas pobre mesmo, só não tanto a ponto de passar necessidade como você disse, que sempre que eu encontrava tava com um sorrido no rosto esbanjando felicidade e luz! O importante é como você encara as coisas e como você decide viver a vida, reclamando por tudo o que ainda não tem ou sendo agradecido por tudo o que já conquistou!

    PS: estou participando de uma releitura de look, você poderia me ajudar clicando NESSE LINK
    e votando na número 1??? Obrigada! ;)

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Perfeito seu texto! Tem mesmo relação com aquilo que escrevi no meu post sobre meu quadrinho Be Happy. Concordo com tudo e vc me levou a pensar em mais coisas, refletindo que precisamos contrariar aquilo que nos ensinaram (mas, quem ensinou? será um caso de inconsciente coletivo?) que a felicidade é algo extraordinário e difícil de alcançar? Que temos que esperar pela perfeição, em tudo, para sermos felizes? Eu quero ser feliz JÁ, e não ter que ficar esperando por algo que não chegará nunca!
    Bjs

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...