31 março 2014

Inspiração para a semana - Quem é você?


Ao comentar com um conhecido sobre um curso que  estava fazendo que nada tem a ver com meu trabalho, ele comentou “você tem muitas facetas”! Minha resposta foi: “não temos todos”? 


Sempre me intrigou que a pergunta inicial quando queremos conhecer alguém fosse relativa à profissão, como se isso nos definisse mais precisamente do que outros aspectos da nossa vida ou personalidade. O interessante é que muitas pessoas detestam sua profissão, seu trabalho e tudo relacionado a isso, mas continuamos nos apresentando com esse rótulo. Por que não podemos ser apenas admiradores da natureza, fotógrafos amadores, leitores vorazes, apreciadores de comidas deliciosas, cantores de coral? Será que nossos hobbies, nosso sonhos, aquilo que amamos e admiramos na vida não definem melhor quem nós somos, não ensinam mais de nós a quem está interessado em nos conhecer?


Se temos todos muitas facetas e estamos em constante transformação (ao menos os que se permitem isso) por que mesmo nos definimos por algo que escolhemos há 10 ou 20 anos? Quantos novos interesses surgiram durante este período? Quanta metamorfose interna aconteceu neste ser que um dia decidiu cursar arquitetura ou psicologia?

Escrevo isso apenas como uma reflexão sobre a forma que nos apresentamos no mundo. Não estou sugerindo que alguém responda em uma entrevista de emprego que sua grande qualidade é ser um perfeito imitador de sons de pássaros nativos do cerrado. É apenas uma tentativa de nos instigar a observar o quanto mudamos o tempo todo, o quanto somos múltiplos e o quanto de nós colocamos no mundo.

Acredito que assim conseguimos identificar melhor quando estamos naquele momento exato de transformação. E não é absolutamente fascinante quando conseguimos isso? Poder enxergar precisamente o instante em que mudamos nosso pensamento, nossas emoções a respeito de algo, nossas atitudes? É muito fácil perceber tudo isso em retrospectiva mas acompanhar “ao vivo” o nosso próprio desenvolvimento e crescimento pessoal não é tão corriqueiro. E é um belo presente que podemos nos dar.


Que durante esta semana você enxergue toda a beleza da mudança que há... em você!







2 comentários:

  1. Rosa,
    Está aí uma coisa que ainda não tinha pensando e você está certissima! Porque quando a gente conhece uma pessoa, logo ela pergunta sobre o que vc trabalha! Afff... Não suporto essa pergunta! O meu trabalho não diz nada do que eu sou! Chato isso, né? Eu nunca pergunto sobre o que a pessoa trabalha! Somos mais fora do nosso trabalho que imaginamos. Adorei o seu post!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Estou na mesma situação!!
    Toda a vida me foquei numa área embora sempre tenha gostado muito de outra. Neste momento trabalho na área onde sempre trabalhei e estou a estudar na área (completamente diferente) que sempre gostei :)
    Penso o mesmo, porquê escolher apenas uma para a vida inteira? É muito tempo para deixar para trás outras coisas que gostamos.

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...