08 dezembro 2014

Atalhos para o lugar-comum

Há imensos atalhos para o lugar-comum.  A frase trombou em mim durante o meu passeio de domingo. Sempre gostei dessas pequenas intervenções nos muros da cidade. Pequenos respiros que nos tiram do automático e nos fazem refletir (ou sorrir), mesmo que apenas por um instante.

Lugar-comum é o clichê, é o caminho mais percorrido, as expressões repetidas milhões de vezes até perderem seu sentido original e virarem banais. Nós os criamos e depois tentamos desesperadamente fugir deles, num esforço contínuo para nos diferenciarmos dos 7 bilhões de outros iguais que nos cercam. O que não percebemos é que esta necessidade de diferenciação não nos é singular, mas justamente uma das coisas que nos conecta a esses 7 bilhões de outros.


Queremos vidas excepcionais, únicas! Vidas que tenham significado e, especialmente, reconhecimento. Esta busca se tornou tão universal que, vejam só, ela se tornou o lugar-comum! O mundo está cheio de vidas extraordinárias e de grandes feitos. Para mim, a vida verdadeiramente invulgar está em quem banca sonhos por uma vida mais ordinária. Em quem busca rotina, simplicidade, momentos, tempo... coisas absolutamente ordinárias, mas que andam tão em falta que ganharam contornos especiais. Se você já teve a oportunidade de conhecer intimamente alguém que admirava muito, seja um escritor, artista ou profissional da sua área, sabe que a queda do pedestal que o colocamos é quase inevitável. Porque somos todos feitos de uma mesma matéria, a imperfeição, mas nossos olhos insistem em julgar os outros pelos seus feitos externos enquanto julgamos a nós mesmos pela bagunça interna que sabemos ser.

Um olhar generoso para a vida ordinária transforma em herói o jornaleiro que nos recebe todos os dias com um sorriso aberto, mesmo nas madrugadas mais geladas, ou o senhor de corre meio quarteirão atrás de uma senhora para devolver um cachecol que ela deixou cair, ou o amigo que nos ouve sem julgamentos e sem interrupções, ou o abraço de alguém não tão próximo no exato momento em que estávamos precisando, ou o marido que sai com as crianças para que a esposa possa estudar em paz. São pessoas que enxergam o outro e fazem do mundo um lugar mais simples e melhor. Mas enxergar o outro cotidianamente não deveria ser o normal, o usual, o ordinário?

Há imensos atalhos para o lugar-comum, para um lugar singular há apenas um: o caminho pessoal que escolhemos trilhar a despeito dos outros 7 bilhões.


Que você tenha uma semana absolutamente ordinária e ainda assim única!


3 comentários:

  1. Ordinário é seu texto Rosa.
    Você não tem idéia de como senti falta de ver seus posts no meu feed.
    Quando vejo um novo, venho correndo.
    Sabe o que ficou bacana na foto? Ver a sua sombra, fazendo a foto! Hahaha!
    Eu anoto suas observações, sabia. E levo aqui no ♥.

    Eu enxerguei a frase de um jeito diferente: sabe quando a gente chega no lugar comum e pensa 'e se eu tivesse feito outro caminho?'
    O 'se' não traz nada, eu acho. Mas a gente sempre pensa nisso, seja por arrependimento ou curiosidade. Embora eu tente exercer o 'não arrependimento' das coisas pra me permitir viver em paz.

    Amei esse post.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim, sim. Concordo com tudinho! E vemos como todo mundo que se sentir especial e divulgar isso, principalmente no Facebook, onde quase todo mundo se divertem horrores, vivem viagens maravilhosas, paisagens deslumbrantes, famílias felizes e perfeitas. Uma historinha bem contada e ilustrada. Mas a vida real é bem mais que isso. Adoro a simplicidade da minha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosa, já vim aqui ler este texto várias vezes. Está bonito e muito bem escrito. É verdade que almejamos todos vidas belas e cheias de sucesso. Mas os que alcançam o sucesso, muitas vezes é a que preço? Existe sempre um senão, alguma coisa que foi deixada para trás, pois ninguém pode ter ou ser tudo! gosto dos momentos simples da minha vida, mas acho que profissionamente poderia ter seguido outro caminho e ter sido mais bem sucedida...enfim, se desse para voltar para trás, nesse campo, voltaria sem hesitar! bj, vou lhe ligar!

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...