03 dezembro 2014

Pare e respire #10

Aqui em Lisboa as folhas se espalham pelo chão, colorem a cidade em seus tons outonais e marcam a passagem do tempo. Brasileira que sou, acho interessante estar em um país com as estações marcadas. É como se a natureza me mandasse pequenos lembretes de que o tempo está passando e de que cada época tem sua própria beleza e ritmo.

Outono sem filtro


E assim, ninguém sabe exatamente como aconteceu, já estamos em dezembro! E com ele chega uma das épocas mais corridas do ano. Por algum motivo que ainda não consegui compreender, transformamos um momento único de celebração em uma quantidade enorme de afazeres: eventos que temos que ir, presentes que temos que comprar, pessoas que temos que ver;  tudo isso misturado com os eventos que queremos ir, os presentes que queremos comprar e as pessoas que queremos ver. Não é à toa que este mês tem se transformado em uma grande fonte de estresse!

Como tudo nessa vida, estamos falando de escolhas. Escolhas entre agradar pessoas ou nos doar em uma conversa verdadeira com alguém importante para nós. Gastar meu tempo em filas intermináveis no shopping ou fazer uma caminhada com a minha mãe. Participar de mais um amigo oculto quase imposto no trabalho ou chamar antigos amigos para um café.  Cozinhar algo super trabalhoso apenas porque é tradicional ou cozinhar o que eu gosto (e talvez criar uma tradição nova). Escolhas...e prioridades! Se não nos acostumamos a olhar para elas com sinceridade e firmeza durante o ano todo, talvez não seja tão fácil começar em dezembro.




Para isso me serve a onipresença do outono para onde quer que eu vá! Para me lembrar do tempo das coisas, de que há sempre recomeços e ciclos, outras oportunidades de fazer o que não é tão importante assim, mas talvez nenhuma outra oportunidade de fazer o que realmente importa. Para mim, no momento, o que realmente importa é doar meu tempo e presença em encontros significativos. E para você?

2 comentários:

  1. Lindo Rosa...
    Sabe que tenho pensando muito nessas escolhas e na necessidade excessiva de agradar as pessoas essa época do ano. No começo do mês fiquei pensando na decoração da casa e em mil coisas para fazer... no fim, resolvi investir esse dinheiro para reforma da casa - afinal, o Natal passa - o decor da casa é a prioridade. Quanto as visitas obrigatórias... acho que receberão apenas um telefonema esse ano. ;-) Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa, sério que já tinha saudades destes seus textos. Ainda há pouco falava com uma amiga sobre isso: o que Dezembro nos obriga a ser ou a fazer. As solicitações são muitas e há uma quase exigência de estarmos disponíveis, alegres, solidárias e generosas com todos. Mesmo que o que mais queiramos é que as festas passem e a tranquilidade retorne! bjs

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...