11 junho 2015

Sobre a coragem do contato

Às vezes me pergunto como foi que nós, seres humanos, passamos a ignorar os outros seres humanos que estão à nossa volta. Esse pensamento é recorrente quando, por exemplo, sento a 30 cm de alguém em uma praça de alimentação lotada e continuamos os dois comendo sozinhos, olhando para o vazio, fingindo que não estamos rodeados por gente, todo mundo feito da mesma mistura de sonhos, medos e uma pitada de neurose em maior ou menor grau. Gostaria de dizer que eu tomo a iniciativa, que chego perto e começo uma conversa e que encontrei pessoas maravilhosas assim, mas não. A verdade é que continuo calada e incomodada e vou embora carregando na mão as palavras que eu gostaria de ter dito. 

Uma parte dos presentes que ganhei da querida Regina do Molly Mell

Mas às vezes alguém faz o primeiro gesto na nossa direção. E então, basta isso para que se abra um mundo de possibilidades, encontros e trocas. Um dia recebi um email da Regina do Molly Mell, blog que eu sigo e admiro pelas comidas deliciosas, pelas fotografias lindas e pelo estilo leve e despretensioso. Ela viria a Portugal para um workshop e perguntava sobre a possibilidade de nos conhecermos. Não sei se ela hesitou para mandar esse email; sei que eu hesitei para chamá-la para ficar em casa, mas foi o que ambas fizemos e eu sou tão grata por termos tido essas "pequenas coragens".  

Delícias que provamos por aqui

Por causa daquele primeiro gesto, pude conviver um pouco com uma pessoa especial que pensa em sintonia comigo em muitos aspectos da vida. Pude constatar que mesmo através da internet e todos os seus filtros acabamos nos identificando com pessoas no mundo virtual com quem também nos identificamos no mundo real. Pude ser turista por uns dias na cidade onde moro e me deslumbrar novamente com suas belezas e até descobrir novos lugares e pessoas que me encantaram. Por causa daquele primeiro gesto, conheci outras mulheres fantásticas que estavam com ela no workshop, pude matar a saudade de falar inglês, tive companhia para os dias em que o marido estava viajando, recebi conselhos e ideias incríveis para o meu pequeno negócio criativo. Troquei, cresci, me renovei e me abasteci de novas ideias e novos pontos de vista, expandi minhas perspectivas... tudo por causa daquele primeiro gesto e porque aqui desse lado eu estava aberta para isso.

Mais delícias...

Fica meu carinho e gratidão à Regina e a todos que têm a coragem de tomar a iniciativa do contato, de buscar o olhar além da fotografia, as ideias além das frases de efeito, a essência além da popularidade nas redes sociais, de lembrar por trás da tela também tem gente feita da mesma mistura de sonhos, medos e uma pitada de neurose em maior ou menor grau ;)


Lugares encantadores da minha cidade

E se você vem a Portugal, não se esqueça de me chamar para um café! Se é daqui, que tal desvirtualizarmos a nossa amizade?

Tenha um resto de semana repleto de belos encontros!





7 comentários:

  1. Admiro as pessoas que superam o medo inicial do contato! Fotos lindas...que legal que vc conheceu a Regina! beijo,

    ResponderExcluir
  2. Olhe só que delicia!! É importante termos a " janela aberta" a novas experiências e pessoas que se vão cruzando conosco !
    Beijinho,
    Manuela

    ResponderExcluir
  3. O encontro de vocês deve ter sido muito bacana! Já passei por isso e foi uma experiência muito interessante. Tudo depende de um primeiro passo: às vezes eu dou e geralmente tenho boas recíprocas. É muito gostoso conhecer gente como a gente!!!
    Fiquei muito feliz porque você gostou do meu colar de botões: obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Rosa Paula,

    Que experiência maravilhosa vocês viveram! Eu gosto demais da Regina e achei ótimo que vocês tenham se conhecido, que coisa boa! Sabe, eu penso demais nas possibilidades que não se concretizam, nesta vida, por causa de coisas simples como não estar num certo lugar um segundo antes da saída de alguém, ou por não ter dado primeiro passo. A poeta Florbela Espanca diz, num de seus poemas:

    "Sou talvez a visão que alguém sonhou
    Alguém que veio ao mundo prá me ver
    E que nunca na vida me encontrou".

    É triste não é? Este post resultou lindo, você é muito sensível!


    Um beijo e que o seu dia dos namorados seja cheio de amor

    ResponderExcluir
  5. Bonitas fotos de locais e experiências que partilhou com esse sua nova amiga Regina.
    Tomar a iniciativa do primeiro contacto não é assim tão fácil para muitas pessoas. Mas a sua experiência foi inspiradora e ajuda-nos a reflectir melhor sobre as nossas atitudes. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. É muito, muito bacana quando a gente é capaz de gestos assim, porém, tem que ser por inteiro! Sim, como no seu post anterior! Às vezes, a pessoa não é toda perfeitinha e é aí que vem o desafio: ter a coragem de aceitar o outro, como ele o é! Simples e puro respeito, amizade e tolerância que devem ir e vir. Hoje é tudo muito breve...se vc gosta de azul e o outro do amarelo, pronto, finito! Por que não juntar e ter o verde? rs Bjs

    ResponderExcluir
  7. Você é uma caixinha de belas surpresas, me sinto abençoada e agradecida por ter tido essa chance de conhecê-la pessoalmente. Graças a você minha ida à Portugal foi incrível. Se não fosse por sua delicadeza, sensilidade, atenção, despreendimento, carinho e amizade, sei que minha experiência nesse belo país teria sido diferente, teria sido menor.
    Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...