24 agosto 2015

Delícias da estação


Por aqui o verão está entrando em reta final mas as delícias que ele traz ainda vão render muito! No Brasil, com a falta de estações muito demarcadas não temos tantas comidas específicas para cada período, exceto datas comemorativas como Páscoa e Natal. Uma das coisas que gosto aqui em Portugal são as iguarias características de cada época. Dá aquela ansiedade boa de esperar por um gosto especial. 

Achados da feira de domingo

Agora estamos na época dos figos. E devo dizer que os figos daqui são uma coisa absolutamente singular! Têm uma textura incrível e um sabor muito doce. Eu sei que figo não é uma fruta para todos os paladares mas, acredite, os daqui podem fazer você rever seus conceitos. Eu gosto deles assados com um fiozinho de mel ou maple syrup. Juro que viram uma sobremesa que não precisa de mais nada!

Figos assados com mel e mais nada

Durante a primavera e o início do verão as estrelas eram as cerejas, uma outra fruta pouco consumida in natura no Brasil. Desde as primeiras caixas que chegaram ao mercado com as cerejas ainda nem tão maduras eu não consigo resistir a essas frutinhas. Com as semanas elas invadiram as prateleiras e as ruas. Há uma época em que são comum carrinhos que vendem cerejas em copo pelas ruas. Acho linda (e deliciosa) aquela imensidão vermelha espalhada por todos os lados! 

Uma foto da época das cerejas. Já estou com saudade delas!
As sardinhas são outro patrimônio nacional e, enquanto seu auge se dá em junho, amigos portugueses me dizem que as melhores aparecem em agosto. Para provar, me ofereceram um almoço com sardinhas compradas diretamente do pescador pela manhã. E quem sou eu para recusar? Veredicto: as melhores sardinhas que já provei!

Almocinho saboroso e boa companhia

E, por enquanto, vou me deliciando com as últimas levas delas e dos figos. Mas logo chega o friozinho e com ele as castanhas assadas. Ah, as castanhas...

E você, anda se deliciando com o quê por aí?

Tenha uma semana deliciosa!















15 comentários:

  1. Já escrevi lhe dizendo que figos frescos por aqui, se encontramos, não são gostosos.
    As sardinhas daqui não sei se são diferentes das dai.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei suas fotos! Obrigada pela vista lá no meu blog, assim conheci o seu! :)
    Voltarei!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm...Amo cerejas in natura! Adoro doce de figo, com um queijo é bom demais! E as suas fotos são lindas demais! Pena que aqui no Ceará não temos estações, mas épocas de frutas regionais, agora final do ano é tempo de cajus que amo!!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Hummm..delícia de post, Rosa!

    Por aqui ando me deliciando com sorvete mesmo. Eu não resisto a esse veneno. Sobre frutas...consumo as mais comuns como maçãs, laranjas, tangerinas, bananas...adoro!

    :**

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa,
    Esta cereja que tem por aí é maravilhosa! Aqui o quilo dela chega a custar R$ 60,00 e não é tão gostosa.
    Amo figos!!! Deu uma vontade...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rosa Paula,

    As fotos ficaram lindas! É interessante como as frutas (e vegetais, de modo geral) se dão melhor em certos solos, né? rsrs. De qualquer modo, é uma delícia saborear uma fruta/vegetal que apresentem toda a sua gostosura, rsrs. Os figos gringos costumam mesmo ser deliciosos, porém, eventualmente, a gente encontra uns docinhos por cá também, rsrs. Huumm, agora fiquei com vontade, rsrs.

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Nossa Rosa... fiquei babando nas fotos. =)
    Não sou muito fã de figos, mas a sua propaganda foi tão boa que deu até vontade de experimentar - principalmente os daí. Por aqui o meu vício tem sido kiwi de polpa amarela... achei em um lugar aqui perto de casa e achei incrível, é muito docinho e bem diferente do tradicional que já é uma delícia.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rosa! Não gosto muito de figos mas sabe que fiquei com vontade??
    Aquela não é minha casa, não. É um antiquário na beira de uma estrada, muito bacana, tem um pouco de tudo. Imagine se não me divirto por lá? Adoro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de figos, mas já cerejas...adoro! Passo o ano à espera de as ver, infelizmente este ano comi muito poucas.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Rosa!
    Que fotos maravilhosas! Estou encantada!
    Muito boa a sua observação sobre as nossas frutas da estação. São as mesmas praticamente todo o ano, às vezes quando está na época uma determinada fruta ela fica mais barata. Mas ela tem sempre.
    E cerejas, infelizmente não temos o hábito de comer aqui, são muito caras. Quando estive por aí, comi bastante cereja! <3
    Amei o post! Beijos!
    Thamyrez.

    ResponderExcluir
  11. Rosa que Blog lindo! Adorei a maneira como você escreve, mais um lugarzinho para eu visitar :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Paula,

    Lindas fotos, como sempre. Amei como você conseguiu definir as diversas maravilhas que encontramos por aqui no verão, principalmente por compartilhar minha paixão por todas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. As fotos deste post estão uma coisa espetacular! Lindas composições, cores, tudo!
    E, pra piorar, seu texto ainda me deixou com vontade de experimentar tudo isso... Até para os figos, que não me agradam muito, eu daria uma chance a mais, seguindo seu conselho!

    ResponderExcluir
  14. Olá Rosa! sou chata (eu sei e reconheço) porque não gosto de frutas nem de sardinhas! acredita? pois é verdade...Mas como sou muito visual e literalmente como com os olhos, adorei as fotos lindas e a descrição maravilhosa! Vc está de parabéns! bj

    ResponderExcluir
  15. Olá Rosa,tens toda razão os figos e sardinhas em Portugal tem gosto singular. Lembro quando estava grávida apanhei uma barrigada de sardinha. Ah os figos e já provaste o queijo de figos? É típico do Algarve aonde morei,beijinhos

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...