14 abril 2016

Pare e respire #21 - você tem medo de quê?

Adoro a frase do Woody Allen que diz: "Talento é sorte; o importante na vida é ter coragem." A criatividade e facilidade que cada um de nós temos em uma determinada área que faz nossos olhos brilharem muitas vezes é esmagada por esse companheiro que não conseguimos despistar, especialmente quando nos colocamos em um lugar de vulnerabilidade (e, acredite, mostrar ao mundo algo que criamos é um lugar de vulnerabilidade): o medo.  

Medo é um dos nossos instintos mais primários. Aprendemos cedo a reconhecê-lo e a dar ouvidos a ele porque, em última instância, é por sua causa que todos nós estamos vivos até hoje. Foi ele que nos protegeu nas mais diversas situações - como humanidade e como indivíduos - e nos permitiu sobreviver. Entretanto, esse componente evolutivo que está entranhado no nosso cérebro não consegue distinguir muito bem as diferenças de risco: ele aparece quando andamos sozinhas por uma rua escura, quando vamos dar uma palestra, quando estamos prestes a nos apaixonar ou a começar um novo negócio. Quando qualquer coisa pode dar errado, o medo aparece rapidinho como um manto protetor e, como nós o conhecemos bem e lidamos com ele há tanto tempo, sentir medo torna-se paradoxalmente confortável. 


E assim deixamos de apresentar ao mundo o melhor de nós, aquilo que desperta a nossa paixão e encantamento, aquilo que nos faz passar horas criando ou pesquisando sem sentir o tempo passar, aquilo que expressa o que verdadeiramente somos, seja por meio da escrita, do bordado, da fotografia, da cozinha ou da matemática. 

Existe hoje uma ideia generalizada de que é preciso vencer o medo para seguir em frente com qualquer projeto, mas eu gosto muito de um outra abordagem apresentada da autora Elizabeth Gilbert. Em seu livro Grande Magia ela fala que o medo está sempre com ela durante seu processo criativo - como eu disse, aquele companheiro que não conseguimos despistar - e que ela reconhece isso, aceita isso, mas não permite que seja o medo que tome as decisões. Ela usa a metáfora de um carro em que ela está ao volante e o medo no banco do trás. E não apenas isso: ele não pode indicar o caminho, tocar no mapa, decidir onde parar e nem mesmo escolher a rádio. Essas decisões são todas dela, ou minhas, ou suas! O medo continua lá mas não impede de seguirmos nosso caminho.



 Qualquer que seja a expressão da nossa criatividade ela vai estar mais bem cuidada se tiver espaço para existir. As críticas, problemas e rejeições vão acontecer, como acontecem para todos. Mas a realização de ter criado algo é insuperável, como acontece para aqueles que vão além do talento e encontram coragem.







6 comentários:

  1. A frase é muito gira, mas na minha opinião ter ou não coragem é sorte tanto como ter ou não talento. E nada diz que as coisas importantes da vida não podem ser uma questão de sorte :)
    O medo é uma coisa mesmo natural e instintiva, mas é verdade que muitas vezes atrapalha e acaba por nos prender, tens razão...

    ResponderExcluir
  2. Olá querida! Eu acredito que dom, cada um nasce com um,mas talento nós desenvolvemos. O medo são os mostros que criamos e que nos bloqueia,nos trava e nos deixa impotente. Eu tenho tantos medos .Uma excelente reflexão. Tenha um lindo dia,beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá querida! Eu acredito que dom, cada um nasce com um,mas talento nós desenvolvemos. O medo são os mostros que criamos e que nos bloqueia,nos trava e nos deixa impotente. Eu tenho tantos medos .Uma excelente reflexão. Tenha um lindo dia,beijinhos

    ResponderExcluir
  4. A gente tem que contornar o medo, sem dúvida! A vida está sempre a nos dar provas de gente que triunfou (com triunfou quero dizer: alcançou o objetivo que buscava, ainda que fosse só o de realizar um projeto acalentado) apenas porque colocou o medo de lado, por uns momentos.

    ResponderExcluir
  5. Rosa, lembrei de um argummento muito parecido na minha vida:

    Quando eu prestava vestibular, tive um professor que odiava, de geografia ( matéria que amava muito). A má impressão dele foi derrubada por mim na véspera da Fuvest quando ele disse que devíamos SIM ficar estressados porque o estresse prepara as pessoas. Que se deve sim ficar estressado em cima da árvore pra onça pintada não te pegar, porque se não tivermos o estresse, ela vai te abocanhar se achar que deve.
    O estresse prepara, ele é necessário. Ele protege.
    Assim como o medo. O que você disse é verdade: A gente tem medo de ter medo. Aprendemos tantos com os sentimentos negativos e nem nos damos conta atrás de tanta força e perfeição.

    ResponderExcluir
  6. O medo é sempre um grande desafio, né, Rosa? Mas, superá-lo, é uma das sensações mais incríveis! Bjos

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...