02 maio 2016

Açúcar e perfume para o dia das mães

Eu não sei quanto a vocês, mas por muito tempo eu tive problemas com datas comemorativas e seu aspecto comercial. Aquela obrigação do consumo e mesmo da celebração me incomodavam. Até o dia em que me dei conta que quem torna uma data comercial ou não somos nós mesmos. No fundo, como tudo nessa vida, isso passa pela forma como eu decido vivenciar a situação. E eu decidi que é bom comemorar, sim! Afinal, por que eu rejeitaria um dia em que eu posso homenagear e celebrar as pessoas importantes da minha vida?  

Especialmente no caso do dia das mães, sempre temos alguém a quem admiramos e podemos aproveitar para dizer uma palavra de carinho, externar nossos sentimentos de um modo simples e sincero, coisa que muitas vezes não temos oportunidade de fazer no dia a dia. Mães, amigas, professoras; mulheres que nos amparam e apoiam nas horas necessárias e que também merecem nosso cuidado e atenção. Não é preciso muito. Ontem, por exemplo, foi comemorado o "dia da mãe" aqui em Portugal (é assim que eles se referem à data, sem plural) e eu achei fofo que uma amiga brasileira que já morou aqui enviou uma mensagem de parabéns.  Não mais do que 10 segundos ela demorou para digitar as palavras que aqueceram meu coração. Um gesto tão simples! 


Pensando em gestos pequenos e significativos, escolhi preparar um açúcar de lavanda para celebrar a doçura das mães. E mais simples não poderia ser: uma colher de chá das flores secas misturadas a uma xícara de açúcar. Feche e deixe de descansar por alguns dias. Está pronto! 


Por aqui, nesta época, a lavanda é abundante! Dá até na rua, quase como uma erva daninha! Acho isso o máximo! Sei que no Brasil não é tão fácil (ou barato) de achar, mas como a quantidade é bem pequena, não torna a ideia inviável, não é? As minhas tive a sorte de sorte de colher e secar eu mesma em uma fazenda onde me hospedei no sul do país :)



Um pouquinho de perfume e doçura sempre fazem bem a quem os recebe! Que a sua semana seja repleta deles!






13 comentários:

  1. Rosa, concordo totalmente com você! Me incomoda muitíssimo a sequência de datas comerciais... mal passamos uma, as vitrines já estão sendo preparadas para a próxima.
    Aqui em casa não alimentamos esse comércio. Aproveitamos para presentear com pequenos mimos, passeios e programinhas ao gosto do homenageado.
    Mas infelizmente temos parentes que não pensam assim e realmente esperam um presente "tradicional". Compro para evitar mágoas, mas confesso que faço isso com tremendo mal estar, muito a contragosto. Já tentei simplificar, mas vi que a pessoa ficou decepcionada.
    Agora com a crise a questão retorna com o agravante de um gasto desnecessário. Não sei o que fazer ainda. Gostaria de ter uma idéia original, que poupasse meu bolso, mas que ainda fosse do agrado de quem recebe. Veremos o que acontece até o final da semana!

    ResponderExcluir
  2. Ai Rosa! Parabéns pelo dia da mãe!
    Achei fascinante essa mistura de açúcar e lavanda...que isso! Que delícia!
    Quero fazer também!

    :**
    Uma doce semana para você!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rosa Paula,

    Penso exatamente igual a você: essas datas nos dão a oportunidade de fazer um carinho às pessoas que são importantes para nós. Mas já refleti também no caráter comercial delas, rsrs. Achei a sua ideia bem legal, tenho o hábito de fazer açúcar de baunilha, que é o mais comum dos açúcares perfumados.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosa, Gostei da ideia. Tb não gosto do aspecto comercial destas datas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa,

    Que idéia deliciosa, sabor e aroma juntos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que lindeza Rosa!!
    Sabe que cada vez mais estou apaixonada pelo feito à mão... adoraria ganhar um mimo assim. =)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosa, tudo bem?

    Concordo totalmente com você, absolutamente não gosto do aspecto comercial das datas comemorativas, mas não me permito a comemorar sim com as pessoas que amo, homenajear e celebrar as pessoas queridas, isso é bom demais! Especialmente quando o fazemos com simplicidade, como a doçura de açúcar de lavanda - perfeito!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa, tudo bem?

    Concordo totalmente com você, absolutamente não gosto do aspecto comercial das datas comemorativas, mas não me permito a comemorar sim com as pessoas que amo, homenajear e celebrar as pessoas queridas, isso é bom demais! Especialmente quando o fazemos com simplicidade, como a doçura de açúcar de lavanda - perfeito!

    ResponderExcluir
  9. Uma ideia doce e perfumada, excelente.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  10. Olá Paula, passei anos discutindo isso com minha mãe, a parte comercial do dia das mães. Ela sempre ficou magoada por eu não aparecer com um presente. Hoje em dia não tenho mais mãe, mas continuo pensando da mesma forma. Por isso aqui em casa, até rola um almoço, mas não mais do que isso. Como vc diz, para comemorar, mas nunca para presentear. Este anos recebi uma mensagem interessante de uma sobrinha. Dizia:"ser mãe é o melhor presente". Bj

    ResponderExcluir
  11. PS: tenho lavanda em casa, vou experimentar esse açúcar com cheiro. bj

    ResponderExcluir
  12. Lindo, Rosa, nada melhor que açúcar perfumado e afeto!
    Excelente final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  13. As datas têm sempre tendência para adquirir um significado comercial, mas tens razão, nós é que decidimos o rumo que lhes damos :) O rumo que tu escolheste é bem docinho e lindo :D

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...