06 maio 2016

Como amar uma mãe

Existe um momento na nossa jornada como filhos que entendemos que nossa mãe não é super-heroína. O momento em que a gente aprende (a duras penas) que ela tem paciência limitada, pensamentos retrógrados, frustrações descontadas em nós ou projeções sem sentido. Em maior ou menor grau, é um choque. Alguns nunca se recobram dele; outros, passado o susto - ou a raiva, ou a decepção - chegam ao momento crucial de perdoar. Perdoar as falhas, perdoar os momentos em que aquela mãe não foi compreensiva como gostaríamos, ou empática como acreditávamos. Perdoar seu modo de ver as coisas, perdoar sua imperfeição. Para alguns, esse é o fim do caminho, uma forma positiva de lidar com essa relação. Para outros, há uma compreensão além: não é preciso perdoar a imperfeição de uma mãe, é preciso acolhê-la, aceitá-la em sua humanidade, em seu esforço de ser a melhor possível mas ainda feita de carne, osso, sentimento, lágrimas, gargalhadas, frases inapropriadas, encantamento, frustração. Amar uma mãe é fácil, difícil é amar essa pessoa em todas as suas idiossincrasias, difícil é enxergar que ela é feita da mesma matéria e dos mesmos sonhos que todos nós, difícil é compreender que ela é gente e ainda assim amar todas as partes tortas que fazem parte do kit básico de ser gente nesse mundo. Amar uma mãe é fácil, difícil é aprender a se relacionar com essa mulher em sua inteireza, admirar sua força e sua visão do mundo além do filtro do olhar de filho, e ainda ser grato pela oportunidade ímpar de ter ao lado alguém que, pelo amor ou pela dor, nos empurra sempre a crescer.   


10 comentários:

  1. Rosa,
    Linda essa declaração de amor a mãe! Amei. Amar uma mãe é mesmo indescritivel! Algumas vezes nos irritam e outras nos acalentam. Mas sempre nos amam incondicionalmente!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Amei sua sensibilidade, Rosa!
    Amar uma saudade, uma lembrança de nossa mãe.
    Embora já tenha passado, que seus dias de mãe, sejam sempre felizes...
    Abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  3. Tive que passar por aqui somente pra dizer, novamente, como esse texto e especial. Espero que seu dia das mães tenha sido tao especial assim como você é.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo. Queria encontrar palavras para escrever mais, mas ainda estou refletindo...

    Beijos
    Thaís Xavier
    Decorações pra Corações

    ResponderExcluir
  5. Rosa, eu sempre gosto muito dos seus textos. Leio e viajo nessas linhas que você deixa aqui.

    Hoje foi mais que especial: doce e realista ao mesmo tempo. Pensei muito na minha mãe mas, sem dúvida no MEU papel de mãe também, com todos os acertos e erros que eu já cometi nesses 9 anos. Acho que ter filhos e errar com eles, apesar de todo amor, é uma grande maneira de ver as nossas mães de uma maneira mais generosa. Não cobrar perfeição sendo que nós, em um tempo muito mais curto, já colecionamos vários deslizes (e sabemos que muitos outros virão, apesar da nossa vontade de acertar sempre).

    Belíssimo texto!

    ResponderExcluir
  6. Tens razão, às vezes custa uma pessoa aperceber-se disso. Mas seria muito egoísta, quase ridículo, culpar uma pessoa por ser nos pontos de que falas igual a nós :)

    ResponderExcluir
  7. Lindo pensamento, Rosa, e é a pura verdade! Beijo e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa,ser mãe é a tarefa mas árdua e a mas gratificante. Infelizmente filhos n trazem manual de instruções e vale sempre a intuição. Tão bonita as suas palavras. Um feliz todos os dias de mãe para ti,beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Você disse coisas importantes, Rosa. Acredito mesmo que não há o que ser perdoado, mas acolhido.

    Nosso problema é que criamos uma visão de que mãe é perfeita e não erra, mas quando passamos a perceber essas falhas humanas, nos vemos decepcionados.
    Não pode ser assim. Somos todos humanos.

    Talvez, a própria sociedade e as próprias mães construam essa visão equivocada de todas são perfeitas e as únicas pessoas essenciais na vida de seus filhos. Assim, provoca situações desnecessárias, sofrimento desnecessário.

    :**

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...