06 junho 2016

Embalagens criativas - o que vi por aí

Viagem é sempre um prato cheio para a gente se inspirar, seja na vida, seja no trabalho, seja nas relações. Enfim, para quase todo mundo que conheço viajar é tudo de bom! Por causa do blog, tenho esse viés durante as viagens que é sempre observar as embalagens, os detalhes, como os elementos são usados em outros lugares. Muitas vezes peço embalagem de presente para algo que comprei apenas para poder ver como fazem, o que utilizam, aprender e me inspirar. 


Semana passada estive em Londres e Paris e pude mais uma vez comprovar as personalidades tão díspares destas duas cidades (sim, para mim as cidades têm personalidade, um modo próprio de ser!) e isso se reflete em tudo: nas ruas, na arquitetura, no modo de andar ou falar das pessoas e, como não poderia deixar de ser, nas embalagens! Londres tem aquela atitude real de quem sabe que é importante e não precisa de reconhecimento externo. Para mim, ela é um gentleman, um lorde. Muito educada e refinada, mas pouco afeita a demonstrações de proximidade exagerada. E é assim também que vejo suas embalagens: elegantemente discretas, sobriamente sofisticadas. 


A Fortnum & Mason (fundada em 1707) e a Harrods (fundada em 1834) são símbolos deste lifestyle britânico e, por isso, sempre merecem uma visita, nem que seja apenas para servir de estímulo para nossa veia criativa. 


Já Paris tem aquela estética antiguinha açucarada que é a cara desse blog. A gente se entende fácil, fácil... Lá o valor está naquele que cria, na habilidade do artesão, nos detalhes delicados dedicados a um pequeno doce, por exemplo. Arrisco dizer que são essas minúcias que fascinam seus 32 milhões de turistas anuais. 


Dois lugares por lá que já me conquistaram há algum tempo tanto por seus produtos quanto pelo cuidado na embalagem são a confeitaria Ladurée e a perfumaria Fragonard. A primeira quase dispensa apresentações, já tem lojas espalhadas pelos quatro cantos do mundo e continua impressionando a todos com a altíssima qualidade de suas delícias e delicadeza de suas caixinhas. Eu poderia morar em uma loja Ladurée sem nenhum problema! 


Já a Fragonard é uma perfumaria pouco conhecida fora da França, e é assim que eles fazem questão de se manter. Fazem pouquíssima propaganda, usam embalagens simples mas bem cuidadas (parentêse importante: sabia que 50% do preço de um perfume é o custo do frasco e do design?) e oferecem um produto de altíssima qualidade que só pode ser comprado na França. É uma empresa que parece valorizar a matéria-prima e os profissionais em vez do marketing. Como não amar?


Claro que além de inspiração, essas embalagens ainda vão aparecer por aqui recicladas, com novas histórias para contar! Não percam os próximos capítulos!

E para você, o que mais chama atenção fora do ordinário em suas viagens?

Uma semana iluminada para todos nós!







17 comentários:

  1. OLá Rosa, adorei a forma como vc relaciona as embalagens de acordo com a personalidade da cidade onde se encontra. Sabe que nunca tinha pensado nisso? mas vc tem razão: os pacotes para presente, no Brasil, são sempre bem chamativos. Bonitos, mas nada discretos. Talvez reflitam a personalidade colorida e e animada do Brasileiro! Eu quando viajo, não me foco nas embalagens e sim em algo diferente ligado à decoração que possa aparecer no meu caminho. Geralmente montras diferentes e insólitas me atraem! bj e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa,
    Que vontade de viajar! Aqui o real está valendo tão pouquinho que não dá para sonhar com a Europa.
    Eu ganhei da minha filha uma bolsa da Fragonard, não sabia que era perfumaria, sabia que a marca era conhecida, mas não liguei aos perfumes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei ler seu post e suas descrições entre as duas cidades e as embalagens, um belo olhar seu! Você soube nos mostrar claramente com as duas cidades são mostradas em suas embalagens.
    Bjokas e uma maravilhosa semana,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir
  4. Olá Rosa,

    Gostei da descrição das duas cidades que mostrou pelas embalagens, todas lindas e maravilhosas, eu faria companhia a você em uma janela com uma moldura tão linda!
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Você nos mostrou um lado de viajar que nunca havia notado, com certeza na minha próxima viagem vou prestar mais atenção nas embalagens. O que mais gosto nas viagens é de caminhar pelos lugares, fazer o máximo de coisas possíveis a pé e imaginar como seria viver por cada uma das cidades pelas quais eu passo.
    Beijos, seu blog é lindo!
    www.denosdois.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rosa!

    Que interessante. Você é muito observadora, amiga! Com certeza as embalagens traduzem a cultura " a personalidade" de uma cidade ou de um país e você conseguiu caracterizar de forma perfeita. O mesmo acontece nas vitrines das lojas. Adoro vê-las, nem que seja só para encher os olhos.

    Gosto muito de sua escrita, Rosa!
    É belo o que escreves.

    Tenha um dia feliz!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosinha!! Sem dúvida, viajar é sempre tão inspirador, tão refrescante!! E também eu podia morar numa loja Laduree, fico sempre rendida:):)
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rosa! Que interessante esse post, amei a temática, adoro ter acesso a essas curiosidades de cidades diferentes da minha e concordo com você, cada cidade tem uma personalidade própria! <3 Achei muito luxuosas as embalagens e de muito bom gosto, com certeza esse seu exercício é um prato cheio para o seu trabalho.
    Beijo grande! Thamyrez
    www.casadesignstudio.com.br

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Rosa, amei saber desses detalhes!
    Que olhar e que percepção, parabéns e obrigada!
    Dias felizes, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  10. Ai que lindo...tudo o que vi e li, Rosa! Acho que as pessoas (por mais que tente me afastar delas) são as que mais me chamam a atenção nos lugares pra onde vou.
    Quero ver toda essa lindeza reaproveitada. Acho lindo o que faz com embalagens ^^

    :**

    ResponderExcluir
  11. Passei a olhar mais embalagens e pacotes depois do seu olhar sobre elas.
    Eu vejo seu blog e fico pensando se já joguei algo precioso assim fora... =)

    A língua francesa é tão linda que guardaria até o jornal... =)
    Anotando tudo sobre essas lojas tão famosas pra visitar quando for a essas cidades! ♥

    ResponderExcluir
  12. Sabe, meu olhar para embalagens nunca mais será o mesmo depois de ter conhecido você. Se antes já me apaixonava fácil, hoje me perco nas cores, formas e significados. Realmente Paris tem essa aura de se perder - e conquistar - nos detalhes. As lojdas e embalagens da Ladurée são um sonho, o típico lugar que aquece a alma e faz bater mais forte o coração.

    Quanto à sua pergunta, sou suspeitíssima para falar: viajo para conhecer novos jardins, flores e paisagens. Em Paris, sou capaz de passar horas admirando os mais singelos jardins urbanos. É esta a minha paixão e te confesso que poderia viajar o mundo inteiro só para conhecer um novo jardim ou ter o prazer de ver uma flor que ainda não vi.

    Um beijo no coração!!

    ResponderExcluir
  13. É, nestas coisas de embalagens já passo meio longe pois não me ligo em compras nas viagens ou marcas mas sim na culinária local, fico doida para descobrir os sabores daquele lugar onde estou. Ah e como citaram, ver jardins, plantas, flores...aqui na Holanda sempre procuro saber de jardins abertos à visitação.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho adoração por embalagens e uma das coisas que mais gosto de fazer em cidades novas que conheço é ir em supermercado olhar isso! Ver as coisas escritas nas línguas locais, os modelos de embalagem e as diferenças. Essas da Laduree são tão perfeitas, eu acho que ia guardar pra colocar num quadrinho, de tão amor *-*


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  15. Esse cuidado que tens em observar as embalagens é muito interessante, acho mesmo giro como a personalidade/identidade de países e marcas se refletem em tudo o que lhes está associado, mesmo em pequenas (e adoráveis) embalagens :)

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante Rosa,tu tens um olhar fantástico. Agora vou ver as embalagens com outro olhar, beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante Rosa,tu tens um olhar fantástico. Agora vou ver as embalagens com outro olhar, beijinhos

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...