01 junho 2016

Pare e respire #22 - existir em essência

A partir do meio da tarde o sol invade a sala, adentra sem cerimônia, ofusca, cobre tudo. Até porque aqui não há cortinas. Acho que sempre preferi a verdade ofuscante à realidade filtrada. Dizem que em algum tempo o sofá estará desbotado, o piso queimado, as cores do quadro alteradas, mas eu não seria eu se não quisesse as marcas de que aqui há vida, há luz que entra todos os dias, há energia e movimento, além de, claro, dias cinzas. O sol vai tomando conta e segue seu caminho natural todos os dias, sendo aquilo que é, independente do que eu sou ou acho dele. Ele apenas existe em essência e não posso deixar de notar que é isso que muitas vezes não vemos em nós. A nossa existência, a forma como nos movemos no mundo muda tudo ao nosso redor. É uma chama que existe apenas porque nós existimos. Cada palavra, gesto, atitude transforma o mundo. Mesmo insconscientemente, contribuímos para o equilíbrio (ou desequilíbrio) de tudo que nos cerca. Mas estamos tão acostumados a ser quem somos que o resultado das nossas ações parece ínfimo, pequeno, inútil até.



O interessante é que esse sentimento não é novo, não é próprio do momento em que vivemos como muitos insistem em afirmar. Desde que a humanidade conseguiu suprir suas necessidades básicas de sobrevivência vivemos o dilema interno de reconhecimento. Nossos dramas continuam os mesmos desde os tempos do Egito antigo até a era informatizada de hoje. Todos, no fundo, buscamos validação para o que somos: corremos atrás de dinheiro, beleza, poder, amigos, parceiros, de sermos desejados, queridos ou até temidos sem percebermos que o que somos é mais que suficiente. Não é preciso validação, não é preciso reconhecimento, não é preciso ser importante, basta ser. Entretanto, apesar da universalidade do sentimento, o aprendizado desse desemaranhar-se do que não importa é absolutamente pessoal. Alguns parecem alcançar essa percepção mais rapidamente, mas nós, pobres mortais, geralmente levamos uma vida – ou, pelo menos, metade dela – apenas para chegar à constatação de que o que passamos tanto tempo buscando não vai preencher ou solucionar nossas questões. A maturidade de nos apresentarmos ao mundo de acordo com a nossa essência chega a dura penas, e, paradoxalmente, faz com que nos posicionemos frente aos outros de uma maneira única que gera - veja bem - validação e reconhecimento!

 Bem, é o que dizem! Eu ainda estou no meio do caminho :)

10 comentários:

  1. É uma observação interessante.
    É muito difícil se aceitar. A vida, a mídia nos vende uma busca por sucesso constante. Os 30 anos me deram um sentimento de 'dane-se o que estão pensando
    de mim'e passei a me permitir um pouco.
    Ainda há muito pra eu aprender mas até agora já tem sido tão libertador!! ♥

    P.S. É sua sala de casa aí?
    Achei interessante as cadeiras com essa função. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri! Essa foto é em um café que fica dentro de um teatro. Adoro a decoração de lá. Beijos

      Excluir
  2. Rosa...amo a blogosfera. É assim que reafirmo o quanto me faz bem ter uma diversidade de blogs nos meus favoritos. Eu estou nessa frequência...ou estava. Buscando autoafirmação e algum reconhecimento e vindo aqui neste momento percebo que estar mais "introspectiva" com meus objetivos faz as pessoas enxergarem muito mais em mim do que antes.

    Adorei ter vindo aqui e ler: não é preciso ser importante, basta ser. Agora está na minha frase do what's app (porque acredito que aquelas frases no perfil do aplicativo também sejam para ajudar pessoas).

    Aliado a isso, recentemente um amigo me disse que as fotos que tenho colocado no face estão lindas! Eu agradeci e ele complementou "é porque elas mostram um pouco da sua essência". Como fiquei feliz com aquilo...

    Obrigada por me presentear com essa linda reflexão. Acho que não cheguei nem na metade do caminho! Mas o importante é continuar!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa,
    Adorei o texto. Acho que me preocupa com os outros na medida certa, ou seja quase nada, ao menos exteriormente. Acho que o meu problema é ter que lidar com pessoas difíceis, desde que me conheço por gente, começando por minha mãe, e com ela sim, eu precisava de validação e reconhecimento.
    Bjs
    gosto-disto

    ResponderExcluir
  4. Rosa é tão difícil viver, que até hoje não consegui entender.
    Por ver tudo o que fizeram com minha mãe e ela morrer calada.
    Fui sempre direta e franca, profissionalmente e com amigos, sempre me dei bem, mas no relacionamento amoleci e me dei mal.
    Bela reflexão, feliz junho, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto. É por vezes difícil simplesmente ser, principalmente quando deixamos de desempenhar certas funções dentro de uma sociedade. Como disseram acima, a sociedade, a mídia está jogando sempre alguma coisa na nossa cara, nos cobrando determinado sucesso, estilo de vida. Se não preenchemos o perfil, vamos ficando para trás. No entanto, em paradoxo, poder viver à parte e ser o que você poder ser de fato, também é libertador e nestas só está com a gente quem realmente nos preza em nossa totalidade. Isso sim, é satisfatório. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Um texto muito inspirado, como sempre! Acho que vais a mais de meio caminho. Do bom! :)

    ResponderExcluir
  7. É, Rosa, também ando numa briga boa :)! beijo e tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Que texto fantástico. ..buscamos tantas coisas nesta vida e esquecemos mesmo de sermos...sermos gente. Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Que texto fantástico. ..buscamos tantas coisas nesta vida e esquecemos mesmo de sermos...sermos gente. Beijinhos

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...