23 novembro 2016

O que vi por aí - Lille

O Norte da França é sempre motivo de piada entre os próprios franceses. Talvez você já visto isso retratado em filmes, especialmente nas comédias. Enquanto o sul guarda no imaginário de grande parte das pessoas o estilo despojado chique que habita os sonhos de muita gente (pense Cannes, Nice e Saint-Tropez), o norte lembra frio e um sotaque e jeito de ser que poderíamos chamar de caipira; enquanto Paris é...bem, enquanto Paris é Paris, o norte seria desprovido de charme e de cultura. Por tudo isso, minhas expectativas eram baixíssimas ao visitar a cidade de Lille, na fronteira com a Bélgica. Para completar, havia previsão de chuva e ventos fortes, com possível queda de árvores. Nunca fui tão feliz por ter minhas expectativas frustradas!


Para começar, a arquitetura da cidade é uma graça. Parece saída de um conto de fadas. Muitas ruas com casinhas fofas em um estilo que mistura muitas influências (Lille está a 35 minutos de trem de Bruxelas, a uma hora de Paris e 1h40 de Londres) e que funciona muito bem. Além disso, tive o bônus da decoração de Natal, com direito a roda gigante na praça principal, mercado de artesanato natalino e muita iluminação pelas ruazinhas do centro. Eu não sou muito fã de decoração excessiva de Natal, acabo me sentindo meio oprimida, mas ali o clima era de descontração, não sei bem explicar, talvez seja algo relacionado ao clima de cidade de interior. As lojas eram outro espetáculo à parte com suas vitrines super charmosas, sem falar nas inúmeras confeitarias com aquela delicadeza que só os franceses conseguem imprimir em um doce. 




Um outro aspecto que adorei foi a infinidade de ciclovias por todo lado que se olhasse e os vários pontos de aluguel de bicicleta que eram utilizadas tanto por turistas como pela população local. Aliado ao metrô e trens para cidades vizinhas, me passou a impressão de um lugar com um trânsito menos caótico e pensado para ser vivido pelas pessoas em vez de tomado pelos carros. Claro que isso pode ser apenas uma impressão inicial, mas o fato é que as ruas do centro estavam sempre tomadas pelas pessoas (e dava para perceber que eram da região - os turistas eram minoria), tornando a cidade mais viva mesmo nos dias muito frios. 



Na internet também descobri que o Palais des Beaux-Arts de Lille é o museu com o segundo maior acervo da França, perdendo apenas para o Louvre. Chegando lá ainda descubro que o ingresso custa apenas 7 euros e o audioguia é gratuito. Como é boa a vida no interior! Rs. O senhor google também me contou sobre um museu em uma cidade vizinha que funciona em uma antiga piscina pública desativada e esta foi outra descoberta feliz. Além da qualidade das obras, vê-las expostas no antigo espaço de uma piscina art déco tornou tudo mais interessante. Pessoalmente senti que o capítulo cultural da viagem foi bem preenchido. 


Por último, mas não menos importante, a simpatia do povo. Sim, sim, simpatia dos franceses, eu sei... Mas ali não é Paris, não há aquela atitude arrogante ou blasé. Pelo contrário, o que encontrei foram pessoas super simpáticas, animadas, educadas, sempre prontas a ajudar e a tentar entender o meu francês macarrônico com um sorriso no rosto.  Talvez esta tenha sido a grande surpresa de Lille! Existe um ditado francês que diz que quando alguém tem que ir morar no Norte, chora duas vezes: quando chega e quando vai embora. Nestes dias tive um gostinho para começar a entender o porquê. 



E claro que não poderiam faltar os "espólios" da viagem: embalagens do que foi consumido por lá e tickets dos locais visitados, mas esses vão ser detalhados no próximo post, com novas embalagens que estão agora no forno. Não deixe de voltar para conferir e se inspirar ;)










12 comentários:

  1. Rosa Paula,
    Que cidade mais linda! Super delicada na arquitetura. E esse museu na piscina? Lindo demais. Amei essa cidade! E perfeita a sua descrição do local e do povo. Vou querer saber o que fez com o que trouxe de lá!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Lille parece muito apaixonante, Rosa ^-^
    Deu vontade de conhecer...parece lindinha e graciosa...coisa de cidade do interior.
    Adorei ^^

    :*

    ResponderExcluir
  3. Rosa, que delicia visitar a França através do seu olhar:)
    Beijinho grande!

    ResponderExcluir
  4. Querida Rosa, Esteve tão pertinho de mim..Ainda n fui visitar Lille vi que é 1hs de trem de minha casa,estou sempre adiando.Lindo olhares,amei. Querida Rosa,meu humor no inverno é igual mas meu corpo não. Sinto -me muito cansada. Até fiz exame de sangue p ver se preciso de vitaminas. Tudo está bem é o senhor inverno que suga nossas energias. O am♡r é o caminho minha querida, aceitar o que n se pode mudar e embalar com amor.Grande beijinho

    ResponderExcluir
  5. Adorei estes seus olhares, Rosa.
    A arquitectura deixa-me maravilhada.
    Amei esse museu nas instalações da piscina desativada, que ideia mais fascinante, uma adoração .
    Parabéns por esta cobertura fotográfica.
    Fico a aguardar o próximo post.
    Beijinho e bom fim de semana.
    Susana

    ResponderExcluir
  6. Adorei estes seus olhares, Rosa.
    A arquitectura deixa-me maravilhada.
    Amei esse museu nas instalações da piscina desativada, que ideia mais fascinante, uma adoração .
    Parabéns por esta cobertura fotográfica.
    Fico a aguardar o próximo post.
    Beijinho e bom fim de semana.
    Susana

    ResponderExcluir
  7. Eu não conheço a cidademas já ouvi falar muito.
    Mas o seu relato me fez lembrar de um filme muito engraçado sobre um senhor que era transferido a trabalho do sul para o norte da França..."Bienvenue chez les Ch'tis"... e em português "A riviera não é aqui"...foi hilário.

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosa, já estive tantas vezes tão perto, e não fazia ideia que Lille fosse uma cidade tão encantadora. Suas fotos estão lindas e a descrição prende do início ao fim. Não vou deixar passar uma próxima oportunidade de conhecer Lille. Sobre decorações de Natal, apesar de eu não ser uma grande fã da época, gosto de ver. principalmente quando foge ao tradicional, ou então, ao contrário, quando são tão, mas tão clássicas que nos remetem a cenários lindos como esses que nos mostra! boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Uau! Fotos lindas, de perder o fôlego! Vontade de comprar uma passagem aérea agora mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosa,
    Fiquei apaixonada por Lille e agora quero conhecer. As fotos ficaram lindas e o seu texto ficou perfeito. Aquele museu situado numa piscina desativada é maravilhoso, aqui não daria, pois tem o problema da dengue.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Bela surpresa! A região parece muito bonita e a simpatia das pessoas ajuda a transformar qualquer lugar para (ainda) melhor :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Rosa
    Que cidade encantadora, achei as fotos lindas e você escreve muito bem.
    Beijo.

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...