16 agosto 2013

Pelo direito de nascer em paz

Durante esta semana tive a oportunidade de assistir ao documentário O Renascimento do Parto. Eu confesso que hesitei muito em escrever sobre o assunto aqui. Não apenas porque ele foge ao tema do blog, mas porque normalmente este tipo de discussão gera polêmica e argumentos acalorados, o que não é de modo algum minha intenção.



Sou filha de médica obstetra, portanto, a realidade retratada no filme já era há muito conhecida por mim. Para citar um exemplo bem simples e real: de todas as minhas amigas que um dia desejaram ter um parto normal (e não foram poucas), apenas duas conseguiram, eu e mais uma. As duas são filhas de médicos obstetras. Você pensa que isso é coincidência? Pense outra vez...

As palavras de uma médica do filme ficaram ecoando na minha cabeça: "a cesárea é uma cirurgia maravilhosa que salva vidas todos os dias, mas não é para todo mundo". Opiniões pessoais à parte, quando moramos em um país com índice de 52% de cesárea entre todos os nascimentos quando a recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 15%, é preciso desconfiar de que há algo errado. 




A forma como seu filho vai nascer é a primeira grande decisão que você vai tomar por ele. Por favor, por amor, informe-se e faça uma escolha consciente, seja ela qual for. Assistir a este documentário é um bom começo! Mesmo se você, como eu, já teve os filhos que planejava nessa vida, vale a pena conhecer um pouquinho desta realidade.  

Não deixe de aproveitar o fim de semana com quem você ama!



11 comentários:

  1. Eu venho acompanhando algumas notícias sobre o parto humanizado. Sem traumas e grandes impactos para a mãe e a criança. Acredito que o nascimento deva ser realizado de forma muito carinhosa e consciente, sem que se corram riscos, é claro! Percebo, hoje em dia, que os médicos estão optando mais por cesárias. Por que será? Ganham mais? Partos mais rápidos? Sei que em alguns casos há necessidade de se realizar a cesária. Mais tantas assim? Ficam no ar as perguntas. Excelente post! Um iluminado final de semana! bjs

    ResponderExcluir
  2. Sou da área da saúde e ja trabalhei em Maternidade...já escutei cada barbaridade de médicos que não optam por parto normal....é triste, pois tudo hj em dia viro "dinheiro"...não se visa mais bem estar e sim LUCRO.

    O parto deveria permanecer ao natural, como foi criado por Deus, e salvo as exceções, fariam cesárias, somente quando colocasse a vida de mãe ou filho em risco...enfim...como vc mesma disse...é muita polêmica...mas fica minha opinião!!!

    Beijos querida e um dia lindo pra vc!!!

    ResponderExcluir
  3. Desconheço o documentário que ,pelo que percebi, está passando nas salas no Brasil, mas gostei de ver agora o trailer e acho que é uma discussão importante no Brasil. Também nenhuma das minhas amigas Brasileiras,teve filho por via normal. Mas também porque TODAS, absolutamente TODAS, tiveram medo de tentar,medo de sofrer e acharam mais fácil "abrir o feche eclair".Já tive filhos das duas formas. Normal,sem anestesia,não foi bonito de se ver,nem de sentir. As 2 cesarianas que tive depois foi por as crianças se encontrarem em posição pélvica.Foi tranquilo,mas automático,Sem romantismo e com hora marcada.Na época não quis pensar muito sobre isso, afinal havia a posição "errada" em que os 2 se encontravam.
    Portanto na minha opinião, não é só o médico que opta, mas muitas pacientes que também não querem enfrentar e recorrem ao mais "fácil".
    De vez em quando há que fugir do tema do blog!

    ResponderExcluir
  4. Não conheço o documentário que, pelo que percebi, está passando nas salas no Brasil.Mas gostei muito de ver agora o trailer.É uma discussão importante.
    Nenhuma amiga minha Brasileira teve filho por via normal. Mas penso que não terá sido só por opção médica, e sim porque TODAS, absolutamente TODAS, receavam o desconhecido e não queriam sofrer.
    ´Tive meus filhos das 2 formas. Uma de parto normal e sem anestesia. Não foi bonito de se ver, e muito menos de sentir. Os outros dois, estavam em posição pélvica, e os médicos optaram por cesarianas. Na época, não quis muito pensar sobre o assunto, afinal havia a situação da posição errada em que os dois se encontravam.Foi tudo marcado, automático e sem romantismo.Mas aparentemente havia uma razão. Agora, marcado e automático ,sem uma razão forte,penso que jamais o faria.
    Bjs, de vez em quando há que fugir do tema do blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa,
    Sou a favor dos dois casos, desde que pensado e com justificativa.
    Como disse a Lucia, sem a questão do risco.
    Gostei da comparação do 'artesalmente'.
    Muito bacana.
    bjs e ótimo finde!

    ResponderExcluir
  6. Rosa Paula, sou médica clinica e vou dá minha opinião, como mãe.
    Os partos que assisti no tempo de estudante, me deram subsídios para nunca, nunca mesmo, ter parto vaginal. Aquilo é um terror.
    Nem eu merecia aquilo, nem meu filho merecia nascer no meio da tanta dor.
    Jamais na minha vida teria um filho de parto que chamo de vaginal. Sim, porque para mim, aquilo não é normal.
    Sempre quis que meus filhos nascessem bem e comigo, também, bem.
    E parto vaginal com aquela dor que se mostrava para mim, intolerável, jamais, fez parte de meus sonhos de mãe.
    Minha filha, que já é mãe, também, nunca nem pensou em parto vaginal.
    O meu medo era que meu obstetra não respeitasse minha escolha.
    Em nenhum momento de minha vida, pensei diferente.

    ResponderExcluir
  7. Bem, esse texto não é pra mim pois por opção não tive filhos, mas acho q você tem toda razão, as mulheres q decidem ter filhos deveriam ser cientes dessa decisão, que como você bem escreveu, é a primeira grande decisão que farão por seus filhos.
    Aqui na América (é assim q aqui nos referimos ao nome do país) cesária é feita somente como 'extremo' ultimo recurso.

    Um grande abraço, e um final de semana especial pra você.

    ResponderExcluir
  8. Hola Rosa , creo que ese es un tema bien polémica. pero yo opino que si la mujer tiene una salud "COMPATIBLE" debe en lo posible tener parto normal

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, amei o blog :)
    Ainda não vi o documentário mas já me interessei pelo assunto, sou mãe e nem decidi isso só segui a opinião do meu medico e tive normal mesmo.
    Bjs e bom domingo.

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...