22 outubro 2013

Olhar estrangeiro


Quando viajamos para um outro país, nos abastecemos de todas as diferenças existentes entre as culturas. O exótico vai se tornando familiar, abrindo nossos horizontes, possibilitando que o normal, o correto, o padrão a que tanto estávamos acostumados adquiram uma nova configuração.  O interessante é que o caminho inverso também pode ser feito. Ao acompanhar um estrangeiro em nosso próprio país ganhamos a possibilidade de (como dizia o antropólogo Roberto da Matta) transformar o familiar em exótico. Tudo que era natural passa a ser visto sobre um outro olhar! É como se nos permitíssemos enxergar nossa cultura pela primeira vez e observar o quão estranho alguns costumes corriqueiros podem parecer.



Ao apresentar o Brasil para uma canadense, pude me encantar com o suco de laranja e abacaxi, coisas que ela jamais havia provado in natura, pois todo suco por lá vem de uma caixa. Aliás, pude me encantar e agradecer por toda a riqueza de frutas e comidas do nosso país. Pude redescobrir o prazer de provar um pão de queijo no único país em que ele existe. Pude perceber nossa alegria como povo presente no simples ato de cantar parabéns batendo palmas, oferecer o primeiro pedaço de bolo a alguém especial e cumprimentar as pessoas com beijos. Pude me assustar com os flanelinhas e os ambulantes que ficam no sinal, pois uma canadense nunca tinha visto algo parecido. Pude me surpreender com uma catedral de traços únicos, com um palácio que parece flutuar e com um horizonte sem fim!
Enfim, pude vivenciar uma experiência tão rica e reveladora quanto estar em outro país. Foi a oportunidade de lançar um novo olhar sobre nós mesmos e perceber de uma nova maneira as belezas, contradições, fartura e desigualdade em que vivemos. Se tiver uma possibilidade parecida, não perca!
Tenha uma semana maravilhosa!

9 comentários:

  1. Excelente! !! Adorei o texto! Super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu também me encanto todas as vezes que saio como turista aqui também. Como meu irmão mora nos EUA e a esposa dele é americana, quando ela vem provo junto com ela as maravilhas das nossas frutas, comidas, lugares. E é tão bom!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rosa, por conta disso gosto tanto de viajar, sempre temos a oportunidade de aprender. E, muitas vezes, nem precisamos ir para tão longe, basta estar atento ou dividindo a experiência com alguém, como vc fez. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. É o que eu chamo, sermos turistas na nossa própria terra. E isso é tão bom e tão importante, olharmos para o que vemos ou temos todos os dias, com novos olhos. Muito bonito seu texto Rosa. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Sabrina, também gostei muito de ler o seu texto! De facto muitas vezes nem nos aprecebemos das belezas que nos rodeiam. Bela experiência. Beijinhos. Evelyne.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua reflexão, Rosa.
    Passo por isso constantemente desde que me mudei pra fora e vejo muito a vida assim.
    A nossa alegria é contagiante. Nossas frutas e sucos. Meu marido teve a mesma sensação ao conhecer o maracujá, a batata doce e claro, o pão de queijo.
    Passei a aceitar melhor muitas diferenças e compreender nossas falhas. Ressaltar o melhor de dentro das nossas fronteiras.
    Se vai longe pensando nisso.
    Um dos seus posts mais lindos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. É verdade sim. Gosto muito de fazer isso :)

    ResponderExcluir
  8. Realmente, o nosso olhar muda quando apresentamos a cidade para outras pessoas e não damos o devido valor as coisas que estão ao nosso redor.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  9. Oi Rosa,
    É isso mesmo.
    Temos um casal de amigos portugueses que sempre que chegam no Rio, ficam maravilhados com as paisagens, com tudo.
    Olhares que no nosso dia a dia se apagam.
    Ou não enxergamos além, de tanto que se tornou 'comum'.
    Nas férias do marido fizemos um programa de turistas no RJ rs, fomos ao Corcovado, e para nos lembrarmos porque todos ficam maravilhados quando chegam aqui.
    Adorei o texto.
    bjs

    Obrigada!
    Gosto de detalhes também :)

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...