Você sabia que grande parte dos cientistas acredita que na antiguidade não existia a palavra "azul"? E que por isso o azul não era visto por essas pessoas? E que nos dias atuais existe uma tribo na Namíbia em que ainda não existe esta palavra e eles não conseguem diferenciar o azul do verde? E que, por outro lado, esta mesma tribo utiliza várias palavras para diversos de tons de verde e, portanto, conseguem perceber variações neste tom que nós não podemos captar?
![]() |
Arara ou mulher? Foto: Johannes Stotter |
Nossa percepção está confinada pelos nossos sentidos, um filtro poderoso da realidade. Basta dizer que se pudéssemos colocar tudo o que enxergamos em um fração em que o denominador fosse a infinidade de ondas que existem (eletromagnéticas, ultravioleta, etc), a proporção do que vemos é de 1 para 10 trilhões. 1/10.000.000.000.000. Este é o tamanho da nossa precisão sobre o universo! E ainda nem falei das nuances culturais!
![]() |
Folha ou pintura? Foto: Johannes Stotter |
Esta imagem do quão ínfima é a nossa percepção pode ser extremamente poderosa . Quando estamos cheios de certezas, totalmente embuídos de nós mesmos, ela é um lembrete de que a vida é mais do que vemos. E quando estamos cheios de dúvidas, nos sentindo encurralados e sem saber qual caminho seguir... ela é um lembrete de que a vida é mais do que vemos!
A realidade tem muitos tons, muitas vezes imperceptíveis aos nossos olhos, ou ao que faz sentido para nós, mas nem por isso menos válidos ou reais. E, se não podemos abarcar toda a sua complexidade, que ao menos estejamos abertos ao fato de que existem gradações e que outros têm direito a vivenciar o mundo em outros tons.
Uma semana colorida para você!
Rosa,
ResponderExcluirAmei seu post, é mesmo fato isso que escreveu. Como tem coisas na vida que muda com o nosso olhar! Nossas percepções são tão falhas... Nem tudo que temos certeza é tão certo como achamos. Por isso sempre costumo ficar na dúvida....
Beijos
Adriana
Oi Rosa Paula, texto interessante que nos faz pensar, e muito informativo, eu nao tinha conhecimento disso.
ResponderExcluirOi Rosa Paula, vim aqui conhecer seu blog. Obrigada pelo seu comentário lá no meu. Puxa, que espaço gostoso vc tem, virei mais vezes! Olha, este negócio de nuances e percepções, aqui em casa já percebemos que muitas vezes marido enxerga um tom e eu outro e sempre é algo que pra mim é azul e pra ele é verde! Já saiu cada piada...e pensar que isso tem fundamento científico...pois é...Bjs
ResponderExcluirA terra que está embaixo dos nossos pés é capaz de fornecer várias cores para fazermos tintas. Só não conseguimos um tom para chamar de azul. Será que esta é a origem para o desconhecimento desta cor?
ResponderExcluirVerdade! Quando vi o post no telemovel fartei-me de olhar para a arara e não vi a mulher, só agora me apercebi :)
ResponderExcluirHá pouco tempo o meu filho teve que fazer um trabalho assim para a escola, estas imagens tinham dado jeito...
Muito interessante o seu ponto de vista.
Que interessante! Gostei de ler o seu artigo:)
ResponderExcluirA percepção é de facto algo bem subjectivo...
Beijinho,
Manuela
Precioso post!
ResponderExcluirA imagem é linda, demorei para decifrar a figura humana na arara perfeita!
Geralmente vemos o superficial, não aprofundamos o olhar, por assim dizer!
Olhar. contemplar e perceber!
Tenha uma semana muito feliz!