23 março 2015

Inspiração para a semana - 50 mil tons de realidade

Você sabia que grande parte dos cientistas acredita que na antiguidade não existia a palavra "azul"? E que por isso o azul não era visto por essas pessoas? E que nos dias atuais existe uma tribo na Namíbia em que ainda não existe esta palavra e eles não conseguem diferenciar o azul do verde? E que, por outro lado, esta mesma tribo utiliza várias palavras para diversos de tons de verde e, portanto, conseguem perceber variações neste tom que nós não podemos captar?

Arara ou mulher? Foto: Johannes Stotter
Nossa percepção está confinada  pelos nossos sentidos, um filtro poderoso da realidade. Basta dizer que se pudéssemos colocar tudo o que enxergamos em um fração em que o denominador fosse a infinidade de ondas que existem (eletromagnéticas, ultravioleta, etc), a proporção do que vemos é de 1 para 10 trilhões. 1/10.000.000.000.000. Este é o tamanho da nossa precisão sobre o universo! E ainda nem falei das nuances culturais!

Folha ou pintura? Foto: Johannes Stotter
Esta imagem do quão ínfima é a nossa percepção pode ser extremamente poderosa . Quando estamos cheios de certezas, totalmente embuídos de nós mesmos, ela é um lembrete de que a vida é mais do que vemos. E quando estamos cheios de dúvidas, nos sentindo encurralados e sem saber qual caminho seguir... ela é um lembrete de que a vida é mais do que vemos! 

A realidade tem muitos tons, muitas vezes imperceptíveis aos nossos olhos, ou ao que faz sentido para nós, mas nem por isso menos válidos ou reais. E, se não podemos abarcar toda a sua complexidade, que ao menos estejamos abertos ao fato de que existem gradações e que outros têm direito a vivenciar o mundo em outros tons. 

Uma semana colorida para você!





As informações científicas do início do texto podem ser vistas aqui e aqui (em inglês).

7 comentários:

  1. Rosa,
    Amei seu post, é mesmo fato isso que escreveu. Como tem coisas na vida que muda com o nosso olhar! Nossas percepções são tão falhas... Nem tudo que temos certeza é tão certo como achamos. Por isso sempre costumo ficar na dúvida....
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosa Paula, texto interessante que nos faz pensar, e muito informativo, eu nao tinha conhecimento disso.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa Paula, vim aqui conhecer seu blog. Obrigada pelo seu comentário lá no meu. Puxa, que espaço gostoso vc tem, virei mais vezes! Olha, este negócio de nuances e percepções, aqui em casa já percebemos que muitas vezes marido enxerga um tom e eu outro e sempre é algo que pra mim é azul e pra ele é verde! Já saiu cada piada...e pensar que isso tem fundamento científico...pois é...Bjs

    ResponderExcluir
  4. A terra que está embaixo dos nossos pés é capaz de fornecer várias cores para fazermos tintas. Só não conseguimos um tom para chamar de azul. Será que esta é a origem para o desconhecimento desta cor?

    ResponderExcluir
  5. Verdade! Quando vi o post no telemovel fartei-me de olhar para a arara e não vi a mulher, só agora me apercebi :)
    Há pouco tempo o meu filho teve que fazer um trabalho assim para a escola, estas imagens tinham dado jeito...
    Muito interessante o seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  6. Que interessante! Gostei de ler o seu artigo:)
    A percepção é de facto algo bem subjectivo...
    Beijinho,
    Manuela

    ResponderExcluir
  7. Precioso post!
    A imagem é linda, demorei para decifrar a figura humana na arara perfeita!
    Geralmente vemos o superficial, não aprofundamos o olhar, por assim dizer!
    Olhar. contemplar e perceber!
    Tenha uma semana muito feliz!

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...