04 novembro 2013

Inspiração para a semana

Olá, pessoas queridas!
Finalmente voltando de viagem! E felizmente cheia de novos aprendizados!
Eu não sei se já compartilhei isso com vocês, mas a partir de um determinado momento na minha vida, me convenci piamente de que o motivo de estarmos aqui no planetinha azul é aprender. Você pode chamar de o sentido da vida (se acredita que exista isso) ou de crença pessoal (se você é do time que acha que nossa existência aqui é mero acaso), mas o fato é que estamos todos nessa jornada, e como estamos nela, talvez seja útil aprender alguma coisa.


A vida (essa coisa de todo dia, de abrir os olhos e ir trabalhar, de fazer supermercado, pagar contas e preparar o lanche das crianças) está permeada de oportunidades para isso. Todos os dias nos acontecem coisas (de maneira óbvia ou nas entrelinhas) que nos permitem descobrir ou entender algo. Em uma viagem essas possibilidades parecem estar ainda mais presentes, porque a própria situação nos coloca diante do novo.
E o novo é um convite por si só para o aprendizado. Mas muitas vezes a chance é sutil e é preciso estar atento para perceber cada possibilidade, como a chance de exercer o autocontrole quando um passeio dá completamente errado (do tipo que você perde o seu último dia inteiro dando voltas e mais voltas em busca de um lugar que estava bem à sua frente o tempo inteiro - vou confessar que demorei a conseguir ser grata por essa experiência) ou respirar fundo e exercitar a paciência quando seu companheiro de viagem tem ritmo, motivações e desejos completamente opostos aos seus. Sim, definitivamente, viagens geram um mundo de descobertas, tanto do lado de fora, quanto do lado de dentro! Elas nos permitem perceber o quanto é impossível ter controle sobre os acontecimentos e nos fornecem a oportunidade de nos surpreender com a atitude das pessoas, com a gentileza que ainda existe entre estranhos, como a delicada mensagem de bom dia colocada no muro de uma casa. Ao ver aquela mensagem, agradeci em silêncio pela existência de pessoas assim. Por haver alguém que com um gesto simples coloca sorrisos no rosto das milhares de pessoa que transitam por ali.
O desafio agora é trazer tudo isso para a vida "real"! Porque às vezes a viagem se torna esse momento mágico que guardamos na memória mas que não compartilha nada com a nossa rotina. Mas se existiu aprendizado, é preciso colocar em prática, certo? Talvez esta seja a parte mais difícil da história... Alguma dica?
Obrigada sempre pelo seu carinho e presença! Tenha uma semana de muitos aprendizados!!!!   

8 comentários:

  1. Que foto linda e o texto é muito interessante. Uma boa semana.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Espero que tenha tido umas boas férias. Adorei o seu texto e a mensagem que transmite. Beijinhos,

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosa Paula,
    Ótimo retorno.
    Viagens enriquecem, questionam, complementam...
    Dependendo do nosso olhar.
    Acho que a prática acontece, a partir do momento que deixamos fluir naturalmente o que foi assimilado.
    bjs
    Ótima semana também!
    Super tags por aí :)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rosa.
    Acabei de voltar também e é incrível como elas renovam a gente mas pôr em prática é mesmo muito difícil. A sua mensagem bate muito com o que vivo agora. Voltei regenerada e com este mesmo pensamento, de curtir a minha saúde, a minha estabilidade, reconhecer isso, embelezar mais ainda a vida.
    É muito bom ver outras pessoas que enxergam a vida assim e transmitem esses bons pensamentos e percepções aqui na blogosfera.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rosa, além do aprendizado que uma viagem proporciona, gosto do desprendimento que vem junto. Parece que, quanto mais viajamos, mais aptos nos tornamos para lidar com diferenças, a driblar os momentos que nos tiram de nossa zona de conforto. Realmente, não sei se existe um jeito efetivo de colocar o aprendizado em prática, acredito que o aprendizado mude a gente e isso faz com que enxerguemos a rotina de uma outra maneira. Beijo e ótimo retorno pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito o seu texto. Quando viajamos, estamos completamente antenados, com todos os sentidos alertas e por isso descobrimos coisas, que não conseguimos enxergar no local onde vivemos. Viajar além de nos proporcionar novas experiências nos torna mais flexiveis em tudo.
    Simples e linda mensagem a da plaquinha. Bj

    ResponderExcluir
  7. Paulinha, viajar abre os horizontes e enche a alma!! Beijinho e boa semana para si!

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...