10 abril 2015

Pare e respire #11: Escolha (ser) bonita

"A beleza não é algo que eu posso adquirir ou consumir, é algo que eu apenas tenho que SER". Fiquei tocada por essa frase da atriz Lupita Nyong'o (de 12 Anos de Escravidão) no mesmo discurso em que conta como passou a infância e adolescência pedindo a Deus para tornar sua pele mais clara. 

A beleza é esse tópico com que nos deparamos todos os dias. Está nas revistas, nas propagandas, nas redes sociais e no espelho. Para algumas mulheres há uma dissociação entre ser quem se é e a beleza. Sou de uma geração criada para ser o que bem entendesse: inteligente, descolada, independente, ocupando seu lugar no mundo. Podíamos ser tudo, menos o estereótipo da bonitinha sem nada na cabeça! Demorou um bom tempo para essa geração integrar esses dois lados e começar a se permitir ser inteligente, descolada, ocupar seu lugar no mundo e ser bonita. Demorou porque ninguém nos disse que ser bonita era uma escolha e que ela não reduzia nossas chances de alcançar todo o resto.


Aprendemos desde cedo a admirar a beleza em outras mulheres, mas muito tarde a encontrar a beleza em nós mesmas.  Muitas vezes recorremos ao outro para validá-la, mas se a nossa beleza não for legitimada por nós ela simplesmente não floresce, não tem espaço e não se encontra na nossa expressão no mundo, mesmo que todos a corroborem. 

O que me deu certeza de que hoje era o dia de falar de beleza foi que depois de assistir ao discurso da Lupita Nyong'o, me caiu no colo a nova campanha da Dove, que sabe nos estimular a valorizar a nossa própria beleza como ninguém! Foram colocadas placas que diziam "bonita" e "comum" nas portas de entrada de shoppings em cinco cidades: Londres, São Paulo, Delhi, Shanghai e San Francisco. As mulheres - apenas elas -  tinham que escolher por qual porta entrar. O filme é emocionante e sua grande reflexão é perceber os ideais de beleza que temos nos imposto como mulheres. Sim, nós mesmas! Assista e depois me conte qual porta você escolheria!








10 comentários:

  1. Muito bom! Ser bonita é mesmo uma questão de SER! Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Rosa,
    que legal esse video do Dove. Eu acho que eu entraria na porta comum mesmo. Mas pensando e depois de assistir, a gente para e pensa, porque não entrar pela porta de Bonita?? Num é!
    Beijos e amei a reflexão levantada
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Rosa... gostei do comercial - ainda não tinha visto.
    Acho que o velho clichê de que a gente tem que se amar em primeiro lugar cabe aqui... se nós não nos achamos bonitas, não nos aceitamos do jeito que somos é difícil fazer com que os outros acreditem nisso. Já tive minhas crises de beleza, mas hoje eu escolheria a porta de bonita. =)
    Beijos e bom finde!!

    ResponderExcluir
  4. Esses vídeos da Dove são sempre muito bons! Sem dúvida eu entraria na porta "comum". Escolher a outra me parece uma coisa tão pretensiosa... mesmo entendo a mensagem e gostando muito da campanha, ainda não escolheria a outra porta, a não ser por brincadeira!

    ResponderExcluir
  5. Eu entraria em qualquer uma sem nem prestar atenção, certamente.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosa,
    acho que é a primeira vez que comento aqui :)
    Ainda não tinha visto esta propaganda da Dove, adoro essas campanhas. Depois de uma adolescência inteira entrando pela comum, hoje eu entraria pela bonita. Muito bacana o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu me conheço, eu ia entrar pelo bonita.
    Eu reconheço que sou mais uma que a mídia sapateia em cima pra fazer dinheiro impondo padrões de beleza pro consumo, mas não vejo de forma pretensiosa e sim como uma coisa esclarecida pra mim.
    Eu sou bonita pra mim, não pra homem ou pra outras mulheres.
    Quando eu compro um esmalte, eu quero me sentir bem com ele e não pra impressionar os outros. Aqui onde moro, no interior da Alemanha, ainda vêem esmalte vermelho como vulgar mas eu uso assim mesmo, porque me sinto bem com ele.
    Acho que temos que nos amar, existem belezas diferentes, não existe apenas uma que me classifique em comum, como uma sobra. Temos que nos amar pra viver em paz, pra nos valorizar.
    Tinha que ser uma só porta escrito Bonita pra vida.

    Interessante como o vídeo em nenhum momento defende um dos lados, reparou?

    ResponderExcluir
  8. Também acho que não prestaria atenção e entraria em qualquer uma! Não sei por que a gente ainda não se libertou dessa preocupação com a beleza, por que isso ainda é uma questão, das mais importantes na vida de uma mulher. Ninguém pediu para os homens escolherem por qual porta queriam passar, por que a gente precisa? E no dia que Dove convencer que todas as mulheres são naturalmente belas, eles vão à falência :)

    beijos e obrigada pelos comentários no meu blog!

    ResponderExcluir
  9. O seu texto é excelente, e o video emocionante, e nos faz refletir. Assisti com lagrimas nos olhos.
    Se fosse ha poucos anos atras, eu teria escolhido 'comum', hoje eu ainda sentiria uma 'força' me empurrando pra 'comum', mas eu sei que venceria essa força negativa e teria escolhido 'bonita', e me sentido muito por isso.

    Muito triste saber que as mulheres ainda se desvalorizam tanto.

    Obrigada pela chance de ver esse video :))

    ResponderExcluir
  10. O seu texto é excelente, e o video emocionante, e nos faz refletir. Assisti com lagrimas nos olhos.
    Se fosse ha poucos anos atras, eu teria escolhido 'comum', hoje eu ainda sentiria uma 'força' me empurrando pra 'comum', mas eu sei que venceria essa força negativa e teria escolhido 'bonita', e me sentido muito por isso.

    Muito triste saber que as mulheres ainda se desvalorizam tanto.

    Obrigada pela chance de ver esse video :))

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...