24 abril 2015

Pare e respire #12 - ciclos

Eu costumava dizer que quando eu era “jovem” meu corpo não sentia nada. Aprendi que menstruação – essa palavra pouco falada e pouco vivida apesar de fazer parte da vida de todas as mulheres - era apenas um percalço, um incômodo de três dias para o qual não se devia dar grande atenção. Hoje, quando ela chega, as pernas pesam, as costas doem, o corpo pede um outro ritmo. E eu dou. Acho que o corpo sempre pediu um outro ritmo, mas eu não tinha ouvidos para ouvir. Ou tempo para dar. Estava muito ocupada me tornando quem eu sou, escavando os espaços do lado de fora que me permitiriam ser gente do lado de dentro. Estava sempre correndo em um movimento contínuo, meio atordoada, meio excitada por tanta reviravolta e loucura no mundo. Eu não tinha tempo de ouvir o meu corpo pedir calma. Mas agora eu tenho. Porque depois de olhar o mundo lá fora e levar os anos que todo mundo leva para entender que correr demais só vai te atrasar para o encontro consigo mesma, eu parei para ouvir o meu corpo pedindo pernas pro ar, ritmo mais lento, sono mais profundo, horas de ócio não necessariamente criativo e certamente nada produtivo.


Eu tenho a sorte de ter nascido fêmea (essa outra palavra pouco falada e pouco vivida apesar de fazer parte da vida de todas as mulheres). E fêmea tem ciclos. E precisa aprender a seguir esses ciclos e suas demandas, entender o tempo das coisas e do ser. A hora de se recolher pode ser a mais difícil. É um aprendizado longo, mas valioso, esse de entender o nosso ritmo, o nosso corpo, e deixá-lo se manifestar de uma maneira própria em um mundo que padroniza o que pode, e o que não se encaixa é deixado à margem – vira marginal.


Guardo com carinho a lembrança do dia em que recebi um poema da Marina Colasanti* em um papel colorido há mais de 20 anos. Pela primeira vez eu conhecia alguém que enxergava beleza e poesia na menstruação. O que eu senti não foi um estalo, um insight, mas algo que percebo hoje como o início de uma longa jornada de reconhecimento de mim mesma como mulher, uma fêmea com seus ciclos. Hoje meu feminino fala e eu escuto. Às vezes quero me fazer de surda, às vezes ponho outra música por cima para abafar o que está sendo dito, mas no fim me rendo a mim mesma e ouço com inteireza as verdades do corpo de uma mulher que, agora eu sei, sempre achou bonito menstruar.


*Eu Sou uma Mulher - Marina Colasanti
Eu sou uma mulher
que sempre achou bonito
menstruar
Os homens vertem sangue
por doença
sangria
ou por punhal cravado,
rubra urgência
a estancar
trancar
no escuro emaranhado
das artérias.
Em nós
o sangue aflora
como fonte
no côncavo do corpo
olho-d'água escarlate
encharcado cetim
que escorre
em fio.
Nosso sangue se dá
de mão beijada
se entrega ao tempo
como chuva ou vento.
O sangue masculino
tinge as armas e
o mar
empapa o chão
dos campos de batalha
respinga nas bandeiras
mancha a história.
O nosso vai colhido
em brancos panos
escorre sobre as coxas
benze o leito
manso sangrar sem grito
que anuncia
a ciranda da fêmea.
Eu sou uma mulher
que sempre achou bonito
menstruar.
Pois há um sangue
que corre para a Morte.
E o nosso
que se entrega para a Lua.

7 comentários:

  1. Rosa,
    Nunca mesmo parei para pensar como o nosso corpo pede descanso nessa parte da vida que a gente menstrua. E o corpo pede calma e descanso mesmo. E linda esse poema, não conhecia! Bem interessante mesmo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Gostei imenso do seu texto, dessa necessidade imperiosa de escutar a voiz do corpo. Já, relativamente ao poema, não. Não vejo beleza no ato de menstruar. Não consigo. É incómodo tão excessivo que me repugna e atormenta. Limitação minha, seguramente! Mas também sinceridade absoluta!
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  3. A vida da mulher é recheada de fases, quando mais velhas, com a chegada da menopausa, o próximo passo que seu corpo dará, vc vai ver como tudo muda, seu corpo vai pedir outro ritmo haverá novos aprendizado corporal e desafios. Eu estou maluca com os calores, nossa quase insuportáveis. Mudar faz parte da nossa essência feminina.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que podia ter outro sistema. Assim como a Nina, não vejo nada de prático, rs... talvez pelo que a sociedade impõe não nos permitindo parar para estes dias. Temos que fazer de conta que nada está acontecendo. Que crueldade, não é mesmo? E olha que eu sofri muito quando mais nova. Mas enfim, entendo o argumento da poesia, sim...é uma mensagem bonita, afinal geramos e carregamos a vida em nós! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai, que bonito! Nunca tinha pensado dessa forma! Graças a Deus alguém pensou...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosinha!
    Muito bom o seu texto! Dá que pensar::: Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosa!

    Que texto lindo! Parabéns! Estava aqui acelerada, tentando fazer mil coisas e de repente vejo esse texto seu. Ao ler, minha respiração foi acalmando e por um momento esqueci das mil coisas que tenho que entregar essa semana, e percebi que estou dando uma de surda. Não quero escutar, que ainda é terça e já estou exausta! Haha.

    Perfeita essa parte:

    Estava muito ocupada me tornando quem eu sou, escavando os espaços do lado de fora que me permitiriam ser gente do lado de dentro. Estava sempre correndo em um movimento contínuo, meio atordoada, meio excitada por tanta reviravolta e loucura no mundo. Eu não tinha tempo de ouvir o meu corpo pedir calma. Mas agora eu tenho. Porque depois de olhar o mundo lá fora e levar os anos que todo mundo leva para entender que correr demais só vai te atrasar para o encontro consigo mesma..."

    Adorei! Namstê!
    Thamyrez

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...