05 maio 2014

Inspiração para a semana

Quase todas as pessoas que trabalham com processos criativos em algum momento se perguntam porque exatamente estão fazendo aquilo. Afinal, com tantos músicos, escritores, pintores, fotógrafos maravilhosos no mundo porque alguém iria ouvir, ler, admirar o que “eu” faço?

O fato é que quem cria necessita dessa expressão. Não conheço ninguém que escreve porque quer. Todo mundo escreve porque precisa. Precisa se expressar, precisa colocar essa energia para fora, precisa desse espaço que é onde seu ser verdadeiramente respira. Precisa, precisa, precisa. É algo profundo que as move, essa necessidade de expressão. Está na pele, está na alma e precisa sair de alguma maneira. Mas depois segue a necessidade de reconhecimento. E a dualidade que colocar sua expressão ao escrutínio de outros. O medo de ser criticado, e para alguns, até o medo de ser amado, medo de “dar certo”.  


Então vem a racionalização: por que as pessoas leriam mais um livro bobo de amor? Por que ouviriam mais uma música melosa? Por que entrariam exatamente no meu blog quando há milhares de outros semelhantes e mais interessantes por aí?

A resposta é simples e você já a conhece porque é um velho clichê que não deixa de ser verdade: porque você é único. Sua expressão é única. Talvez ela alcance muitas pessoas, talvez poucas. Mas reflita sobre o seguinte: se uma pessoa for tocada por suas palavras, pela sua arte, uma única pessoa em todo o universo, já vai ter valido a pena?  Geralmente a resposta que recebo para essa pergunta é sim. O que normalmente não se percebe é que essa pessoa, essa única pessoa que talvez seja tocado pelo que você fez já existe. Você já foi tocado! Você foi transformado pelo que você produziu. Isso significa que já valeu a pena!

Uma amiga escreveu um romance que conta uma história de amor. O fato de escrever uma história de 300 páginas a transformou, abriu sua mente para outras percepções e sentimentos, fez com que ela enxergasse suas capacidades de uma nova maneira.  Em seguida, eu li sua história, me surpreendi com sua narrativa, com sua capacidade de construir um fio tão coerente por tantas páginas. O fato de que ela teve a audácia de seguir adiante nesse projeto me impressionou. Já somos duas pessoas tocadas por este livro. Duas pessoa  que já não são as mesmas porque esse livro foi escrito. Para mim, já é motivo suficiente para que ele exista. O fato de que você leu esse texto até aqui é motivo suficiente para que eu o escreva. E volte a escrever amanhã e depois e depois.

Seu trabalho criativo, qualquer que seja ele, merece estar no mundo! Merece ser visto, lido, admirado, entendido (ou não). O que você faz transforma você, e isso faz diferença no mundo. Então, em última instância, o que você faz transforma o mundo. Ponto.


Tenha uma semana transformadora!


PS: Se quiser conhecer o livro a que me referi e se inspirar numa linda história de amor escrita por alguém de carne e osso como você e eu, clique aqui e aqui.

2 comentários:

  1. Olá Rosa, qeu texto bonito (como sempre) vc escreveu aqui. de grande sensibilidade. Feliz dia das mães para vc, amanhã! bj

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre fui insegura em escrever e o blog tem me ajudado muito!
    Essa semana estarei escrevendo muuuito, mas desta vez pareceres sobre os alunos.
    Beijos

    ResponderExcluir

♥ Theme por Designing Dreams © 2015 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados •Topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...